A Espanha com sua cultura e histórias fascinantes, se tornou o destino certo para muitos brasileiros. Segundo dados do INE (Instituto Nacional de Estatística), existem mais de 161 mil brasileiros morando legalmente na Espanha. Para Renata Barbalho, fundadora da Espanha Fácil, que atua com assessoria de imigração e prestação de serviços para brasileiros na Espanha, esse número deve aumentar nos próximos anos, já que entrou em vigor a Lei Memória Democrática, que estende os benefícios da cidadania para netos e bisnetos de espanhóis, até outubro de 2025.
“Antes apenas filhos tinham esse direito, agora através da Investigação Genealógica é possível comprovar parentesco, além de ter uma série de benefícios legais e poder conquistar a cidadania espanhola”, comenta.
A empresária que é residente no país há 19 anos, e já ajudou mais de 150 mil brasileiros no processo de imigração, conta que a Espanha traz costumes diferenciados e que alguns hábitos podem ser estranhos à primeira vista. “Cada povo tem suas tradições e costumes, e com os espanhóis não seria diferente”, explica Renata.
Para não dar nenhum fora, conheça quatro hábitos que chamam a atenção. São eles:
Horário
O meio dia na Espanha é 14h e não 12h como no Brasil. Para quem tem o costume de almoçar entre 12h e 13h, se preparem pois na Espanha, a “comida” é feita entre 14h e 15h. A partir das 18h no Brasil falamos que é noite, enquanto os espanhóis falam 7h da tarde, 8h da tarde. O jantar na Espanha costuma ser às 9h da noite.
Refeição
Quando saem para comer, os espanhóis às vezes trocam uma refeição completa por “tapas”, que são pequenas porções de pratos variados.
Hora do Cochilo
Alguns espanhóis têm o hábito de fazer a “siesta” que é dormir depois do almoço. Em cidades pequenas o comércio fecha e só abre mais tarde.
Férias
Na Espanha as férias de verão acontecem nos meses de julho e agosto, são levadas muito a sério. Os comércios ficam fechados por vários dias.
Renata ressalta que viver na Espanha é uma experiência rica e transformadora para os brasileiros que se deparam com uma nova cultura e costumes.
“Uma dica importante, se você quer viver nesse país e passar a adquirir esse novos hábitos, é importante o auxílio de uma consultoria, dessa forma se evita os perrengues e o seu processo será muito mais fácil”, finaliza.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram