Acorda Cidade
Salvador está entre os destinos nacionais mais buscados por turistas na época do Carnaval. Porém, muitos viajantes acabam deixando o destino para aproveitar no feriado de Páscoa, já que querem muito mais do que curtir a folia local.
Por ser um destino que oferece várias atrações, os visitantes querem aproveitá-lo ao máximo. Com isso, estão incluindo diferentes passeios em seu roteiro de viagem. Para muitos, visitar Salvador na Páscoa é aproveitar muito mais das belezas do lugar.
Turistas querem mais de Salvador e por isso trocam a visita de Carnaval para Páscoa
A economia ainda não está estabilizada e com isso, muitos brasileiros estão diminuindo as viagens anuais. Quem ainda possui o privilégio de viajar nos feriados, está focando mais em um planejamento estratégico de viagem.
No caso da Páscoa, os viajantes querem um destino renomado para a data, mas que também ofereça outras atrações. A capital baiana está no topo da lista, já que é um dos melhores lugares para viajar no Nordeste, especialmente, para aqueles que curtem o agito da cidade grande e também não querem gastar muito.
A maior parte dos brasileiros já está programando a viagem de quatro dias, desde o início do ano. E quem ainda não se decidiu, é válido saber que a cidade é um destino bastante concorrido nessa época do ano.
Portanto, para ficar bem hospedado, é melhor garantir as reservas o quanto antes. Sem contar que o preço das passagens aéreas está aumentando para a Semana Santa.
Visitantes disputam hospedagem próximas ao Centro histórico
Muitos consideram Salvador como a capital do Carnaval, porém, nem todos que buscam esse tipo de curtição por lá. E isso tem chamado a atenção do setor turístico da cidade, que está percebendo a preferência dos turistas aos passeios tradicionais em dias menos agitados.
Como opções de hospedagens, os locais mais disputados são os próximos ao Centro Histórico. É por lá que os visitantes disputam vagas em hotéis, já que eles podem usufruir excelente estrutura e aproveitar o famoso museu a céu aberto.
Diferente do cenário anterior, hoje o centro urbano de Salvador recebeu várias obras por meio do projeto de requalificação. Este valoriza locais históricos, como a Rua do Chile.
Com isso, as visitas de turistas aumentaram e os pontos mais visitados são: Casa do Rio Vermelho, Pelourinho, Ilha dos Frades, Casa do Carnaval e a Casa de Jorge Amado. Já o Centro Histórico de Salvador possui uma obra em andamento para revitalizar a região, que foi tombada pelo Iphan em 1984 e reconhecido pela Unesco como Patrimônio da Humanidade em 1985.
Essas obras têm como intuito, preservar toda a região para receber o grande número de turistas o ano inteiro, inclusive na Páscoa. Para os visitantes que não curtiram a folia na cidade com os blocos de Carnaval, poderão consumir e apreciar muita história.
Os pontos turísticos pela cidade, que mais atraem os visitantes são: Centro Histórico, Mercado Modelo, Pelourinho, Praia do Flamengo, Praia da Barra, Praia de Itapuã, Elevador Lacerda, Farol da Barra, Morro do Cristo e a Praia de Buraquinho.
Salvador tem previsão de receber 3,7 milhões de turistas até final do verão
De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Secult, Salvador tem uma previsão de receber 3,7 milhões de turistas até final de março. Cláudio Tinoco, titular da Secult, afirma que a cidade é o centro para o turismo.
Se no verão a cidade está lotada de turistas, no Carnaval esse número ficou muito maior, com 850 mil visitantes, e a previsão é de que na Páscoa 2019 esse número continue bastante positivo.
Conforme a estimativa da ABIH-BA, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Salvador Destination, FeBHa e da Federação Baiana de Hospedagem, a ocupação dos hotéis nos bairros próximos aos circuitos ficou em 100%. Como a região possui vários atrativos, para a Semana Santa não deve ser diferente.
Ainda de acordo com as entidades, os bairros mais afastados alcançaram 95% de ocupação nos meios de hospedagens. Muitos hotéis já possuem reservas lotadas para a semana de Páscoa.
Mas não será apenas a rede hoteleira da cidade que vai lucrar, já que os turistas estão cada vez mais empenhados em aproveitar tudo o que Salvador oferece, fortalecendo assim, a economia do município.