Culinária

Rica em frutos-do-mar: as delícias da gastronomia espanhola

Uma das principais características da gastronomia espanhola é a abundância de frutos-do-mar nos pratos.

Foto: Istock
Foto: Istock

Uma das gastronomias mais ricas da Europa, a culinária espanhola é repleta de variedades e se caracteriza, principalmente, pela presença de frutos-do-mar. Essa forte característica é justificada pela localização do país, perto dos mares Mediterrâneo e Atlântico, o que permite uma ampla diversidade de pratos com esses ingredientes.

É impossível falar da comida espanhola e não lembrar de um de seus pratos principais, a Paella. A Paella é feita com arroz cozido e temperado com açafrão e frutos-do-mar, como camarão, lula, polvo e, em algumas variações, também pode levar outras proteínas, como coelho e frango.

Bastante popular na região basca, o Bacalhau a Pil Pil também é uma das delícias da gastronomia espanhola. Este prato é feito com bacalhau, em um molho composto de azeite e alho, caracterizando-se por sua textura cremosa e explosão de sabores.

Gambas Al Ajillo é outro prato bastante comum na cultura espanhola. O principal ingrediente é o camarão, geralmente refogado em azeite, alho e pimenta vermelha. Neste prato, o camarão acaba absorvendo o sabor dos temperos utilizados, tornando-o ainda mais delicioso.

Para quem curte ensopados, Zarzuela aos Mariscos é uma ótima pedida. Este prato é feito com um ensopado de frutos-do-mar, como lagostas e camarão. Existem diversas variações e formas de servir, mas a premissa é sempre a mesma: sabores ricos e marcantes.

Ainda falando em ensopados, o Suquet de Peixe também é um prato típico espanhol. Consiste em uma saborosa sopa feita de peixe e frutos-do-mar. Muito popular na Catalunha, pode ser cozido com tomates, alho, cebola e pimentões, resultando em uma explosão de sabores.

E, falando em pratos típicos e regionais, o Pulpo a Gallega também é bastante apreciado. Originário da região da Galícia, é feito com polvo cortado em fatias e cozido, geralmente servido com acompanhamentos como batatas cozidas, regado com azeite e páprica. Sua simplicidade encanta os paladares.

Impossível falar da gastronomia espanhola sem mencionar a Mariscada. Trata-se de um prato onde tudo é “junto e misturado”. Consiste em uma seleção de frutos-do-mar, como camarões, vieiras e lagostas, que geralmente são cozidos ou grelhados juntos, servidos em travessas e acompanhados por molhos variados, realçando ainda mais os sabores dos frutos-do-mar utilizados.

Na cozinha espanhola, pratos compostos por frutos-do-mar muitas vezes também são acompanhados por um bom vinho. Um dos mais famosos da região é o Tempranillo. O Tempranillo é uma variedade de uva típica da Espanha, amplamente utilizada na produção de vinhos. Vinhos feitos com a uva Tempranillo combinam muito bem com pratos como a famosa Paella.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários