Viagens

Quais são as tendências no setor de viagens para a América Latina em 2024

O relatório mostrou também como está o cenário de viagens na América Latina

Viagens
Foto: iStock

Uma pesquisa divulgada pelo relatório de pesquisa da Visa revelou as tendências previstas para o setor de viagens no próximo ano. Após a pandemia da covid-19, observa-se que as viagens estão sendo lideradas, principalmente, pela geração Z.

O estudo também identificou tendências específicas para viagens com destino à América Latina. Uma delas é a democratização das viagens, com um enfoque crescente na conscientização ambiental.

As viagens estão agora mais orientadas para o lazer. No Brasil, aproximadamente 22% das pessoas da geração Z optaram por viagens nesse formato. Essa tendência não é exclusiva do Brasil na América Latina; no México, por exemplo, 46% dos participantes da pesquisa mencionaram o relaxamento como motivo de viagem.

Quanto ao planejamento de viagens, surge uma tendência em direção a experiências mais personalizadas e independentes. Cerca de 65% dos brasileiros pretendem viajar de forma independente, em vez de adquirir pacotes prontos em agências, por exemplo.

O meio digital emerge como um aliado significativo no planejamento entre os viajantes da América Latina. Carteiras digitais e pagamentos online estão em ascensão, conforme indicado pelas pesquisas divulgadas. Isso se deve em grande parte à dificuldade com câmbio e à familiaridade das pessoas, especialmente das gerações mais jovens, com a internet.

Mas quais as tendências para os próximos anos?

O relatório também antecipa novas tendências para viagens na América Latina. A democratização das viagens é destacada, com a expansão do acesso digital e a possibilidade de economia, tornando tudo cada vez mais acessível. Por exemplo, 62% dos adultos da geração Z utilizam a internet como aliada para economizar em viagens.

O planejamento torna-se cada vez mais simplificado, com o surgimento de aplicativos e plataformas que auxiliam na organização até mesmo da bagagem. Agora, as pessoas podem contar com a facilidade de não esquecer itens essenciais, como uma cueca boxer Zorba, graças a essas inovações.

Os destinos também devem se vincular cada vez mais à mídia, seja por meio de influenciadores nas redes sociais, cinema ou televisão. A pesquisa aponta que 22% dos viajantes são influenciados por influenciadores digitais, e hoje existem até influenciadores especializados em viagens.

Viagens com uma consciência ambiental, tema cada vez mais debatido, devem despontar como um dos principais focos nos próximos anos. Isso reflete a crescente preocupação das pessoas com destinos sustentáveis e práticas mais ecológicas, incluindo o uso de materiais que priorizem o meio ambiente.

As tendências emergentes no setor de viagens para o próximo ano refletem uma mudança significativa nos padrões de comportamento, impulsionada principalmente pela geração Z e a transformação digital. A busca por experiências mais personalizadas, a ascensão de meios digitais no planejamento e pagamento de viagens, juntamente com a crescente importância da conscientização ambiental, moldam o cenário futuro das viagens na América Latina.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários