Em setembro, muitas pessoas já começam a pensar na programação de final de ano. Agora, faltam somente três meses para o novo ano e muitas pessoas aproveitam para viajar. Mesmo que falte somente três meses, ainda é possível se organizar e garantir uma passagem perfeita.
No Brasil, grande parte dos Réveillons acontecem em destinos de praia, muito para aproveitar o verão e o calor. Nos últimos anos, uma das grandes tendências do turismo são as festividades que acontecem no Nordeste. Entre os destinos mais procurados, praias como Carneiros e Pipa surgem entre os mais requisitados.
Segundo dados do Governo Federal, em 2023, as taxas de ocupação de hotéis no final do ano estavam beirando os 80%. Ao todo, as festas de Ano-Novo causaram uma movimentação turística de mais de 19 milhões de pessoas no país.
Para organizar uma viagem em um espaço de tempo mais curto, algumas dicas podem ser adotadas. Ao segui-las, a organização fica muito mais fácil de lidar.
Escolher o destino e o orçamento
O primeiro caminho é buscar o destino ideal e ter em mente o quanto poderá ser gasto. Como se tratam de viagens em alta temporada, organizar todos os gastos e ter noção disso é essencial. Existem destinos mais da moda, como é o caso das praias do Nordeste, assim como outros lugares que podem ser explorados.
Muitas agências de turismo e de eventos oferecem pacotes que já englobam festividades e festas de Ano-Novo, como shows da virada e tudo o que acompanha nessa semana. Muitas vezes, optar por esses pacotes torna a viagem mais proveitosa, marcante e até mesmo mais barata e organizada.
Pensar na hospedagem e optar por resorts
Por se tratar de alta temporada, além de ser muito mais concorrido, muitas hospedagens começam a lotar e ficar mais caras. Uma boa alternativa são resorts, que costumam oferecer mais serviços e garantem uma programação especial no final do ano.
Resorts são uma ótima alternativa para quem quer aproveitar as paisagens paradisíacas com mais conforto e mais diversão, além de existirem opções para os mais variados públicos.
Pensar em roteiros e passeios
Mesmo com três meses até o final do ano, ter um roteiro completo e organizado, incluindo as festividades, é essencial nessa data.
Sejam roteiros turísticos, passeios ou até mesmo restaurantes, reservar antes é muito mais tranquilo – e econômico – do que ver isso no momento da viagem apenas. Quanto mais organizado, menos imprevistos.
Pensar na bagagem
Como são datas festivas, muitas vezes, a bagagem funciona um pouco diferente. Além de necessitar de roupas para as ocasiões, é preciso pensar nisso com antecedência e fazer eventuais compras com antecedência também.
Além da bagagem, as documentações devem ser resolvidas. Por conta dos recessos de final de ano, em casos de emergência, tudo fica mais difícil de resolver. Caso sejam viagens para fora do país, ir atrás de pendências com passaporte e documentos é essencial, ainda mais enquanto está mais tranquilo e com menos filas.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram