Viagens

Conhecendo o Pantanal: o que saber antes de ir

A região é uma das maiores planícies alagadas do mundo, por isso atrai muitos amantes do ecoturismo.

Foto: IStock
Foto: IStock

A novela Pantanal é o maior sucesso da televisão brasileira atualmente, e tem inspirado em muita gente por aí o desejo de pegar uma chalana e curtir as vistas paradisíacas da região. Mas não precisa ser tudo assim tão bucólico, dá para pegar um avião com destino à felicidade e embarcar em uma aventura no coração do Brasil, com toda a beleza que esse pedaço de paraíso oferece.

A região do Pantanal é uma das maiores planícies alagadas do mundo, por isso atrai muitos amantes do ecoturismo. Abriga mais de mil espécies de animais e mais de duas mil espécies de plantas – a abundância da natureza se concentra lá.

O que fazer no Pantanal

Ao contrário do que parece muitas vezes na novela, tem muita coisa para fazer no Pantanal, a depender do estilo de vida e gosto do turista. O Pantanal fica nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e se extende para as regiões do Paraguai e da Bolívia. Para os que gostam de pescar, uma boa pedida são os barcos-hotel. Se os planos são ver bichos, dá para fazer ecoturismo, com passeios em hotéis com opção de day use, ou diária completa, em uma das fazendas locais.

Foto: IStock

A maioria das hospedagens, com foco em ecoturismo, inclui refeições e até passeios nas diárias. Os hotéis para pesca são mais simples e oferecem barco e piloteiro. No período da piracema, entre novembro e fevereiro, quando é proibido pescar, os hotéis para pesca só recebem ecoturistas. Nos barcos-hotel, é possível viver intensamente a atmosfera pantaneira, com cabines, camas e refeições incluídas no pacote.

É possível em pouco tempo fazer um mergulho na alma do Pantanal, por meio de trilhas, safáris fotográficos, passeios de barco, canoa, cavalo e trem, além da tranquila observação das espécies de aves raras da região e atividades com os peões.

Clima da região

Em geral, faz calor no Pantanal, e a temperatura média anual é de 24°C, mas existem alguns períodos mais secos e outros mais úmidos. Durante o verão, a incidência de chuva é bem maior do que no inverno, por isso entre abril e setembro é seco, mas o calor maior ainda não é neste período. Entre outubro e março, época que mais chove por lá, é o momento mais quente no Pantanal.

Foto: IStock

Dividindo o Pantanal

A região é dividida em Pantanal Norte, localizado no Mato Grosso, com Cáceres, Poconé e Barão de Melgaço, e Pantanal Sul, situado no Mato Grosso do Sul, com Miranda, Aquidauana e Corumbá.

Cada sub-região do Pantanal tem suas peculiaridades; para quem procura movimento, assistir a manifestações culturais, conhecer danças típicas, pescar e ver de pertinho animais aquáticos, o Pantanal Norte é o melhor lugar. Para quem deseja relaxar e ter um contato íntimo com a natureza, o Pantanal Sul é o ideal.

No Pantanal Norte, costuma chover muito entre dezembro e março, com alagamentos que só começam a baixar após um ou dois meses. Um dos passeios mais incríveis é percorrer bem cedinho os 143 km da Transpantaneira e presenciar jacarés na beira dos rios e revoadas de pássaros belíssimos em um delicioso passeio de barco.

Já no Pantanal Sul começa a alagar a partir do mês de maio. Para quem vai viajar de carro, o melhor período para trafegar pelas estradas é entre julho e setembro.

Delícias para comer

O pintado é um peixe muito presente nos cardápios da região, aparece grelhado, em filés, no espeto e em um ensopado com cubos de peixe e mandioca cozida, conhecido na região como pintado na mojica. O pacu é também muito saboroso e presente na gastronomia local, com a costela frita, conhecida como ventrecha.

Para os mais audaciosos, há a opção de caldo de piranha, uma especiaria bem típica da região. O respeito à natureza é um ponto forte. Durante o período da piracema, quando a pesca é proibida, os restaurantes só podem servir pescados congelados.

A melhor época para passear é entre julho e outubro, uma temporada de seca e temperaturas mais amenas. Neste período, é mais fácil se locomover na região e observar os belos animais.

São muitas razões para investir em uma viagem ao Pantanal; a conexão com a natureza é um grande motivo, parar um pouco e voltar a si mesmo, em tempos tão turbulentos. Observar a natureza e desacelerar um pouco. Que tal começar agora a buscar passagens aéreas baratas e dar um start nesse sonho?

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários