Acorda Cidade
Uma das coisas mais incríveis sobre os filmes é a criação de um universo completamente novo, dando novo significado para construções já existentes ou até imaginando um cenário completamente novo. Para os fãs mais fiéis, visitar o local que inspirou o visual da produção – e, em alguns casos, o próprio set de filmagem – pode ser uma experiência incrivelmente marcante. Confira algumas das locações de filmes famosos que podem ser visitadas pessoalmente.
Livraria Shakespeare and Company, Paris – “Antes do Pôr do Sol”
A famosa livraria, localizada na zona sul da cidade de Paris, é o cenário do reencontro de Celine e Jesse, após os acontecimentos de “Antes do Amanhecer”, nove anos no passado. O espaço pequeno da livraria cria um ambiente nostálgico e aconchegante, ideal para quem quer descobrir grandes exemplares escondidos nas prateleiras. A entrada para o público é gratuita e não é permitido tirar fotos do interior do local. Também é possível visitar o café ao lado, que pertence à livraria. A Shakespeare and Company fica na 37 rue de la Bûcherie, perto da Catedral de Notre Dame.
Escadaria do Bronx, Nova York – “Coringa”
Crédito: Divulgação/Warner
Para quem prefere visitar o cenário de uma produção recente, é possível conhecer a Escadaria do Bronx, localizada na 167th Street, em Nova York. Ela é utilizada em uma das cenas mais comentadas do filme, mostrando o personagem principal descendo a escadaria enquanto dança. Entretanto, a área é residencial, e alguns moradores já têm reclamado sobre a constante presença de turistas na região.
Colégio Christ Church, Oxford – “Harry Potter”
Crédito: Divulgação
Todo fã da saga Harry Potter já sonhou em visitar a icônica Hogwarts, cenário de muitas aventuras no mundo bruxo. Para quem quer sentir um gostinho do mundo mágico, é possível visitar o local que inspirou o Salão Principal do Castelo de Hogwarts, uma das áreas mais importantes de todo o local, onde os alunos fazem suas refeições e participam de eventos especiais. O Great Hall do Christ Church College serviu 100% como base para a construção do cenário utilizado nas filmagens de Harry Potter, sendo praticamente idêntico ao que aparece no filme. É impossível visitar o local e não se sentir dentro da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, com as longas mesas e as paredes altas com vitrais.
Hobbiton, Matamata – “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”
Foto: Divulgação
Além dos lugares reais que serviram como locação, é possível visitar sets de filmagem, locais construídos especialmente para a gravação do filme. Esse é o caso de Hobbiton, a vila dos hobbits, que está localizada na Nova Zelândia. O set é uma importante atração turística, sendo visitada por vários fãs de diferentes partes do mundo. Ali, é possível conhecer pessoalmente o Bolsão, casa de Frodo e Bilbo Bolseiro, assim como os jardins que ficam em frente da casa, além de outros cenários famosos, como a Pousada do Dragão Verde.
Além de visitar os locais que serviram como cenário para filmagem, é sempre uma boa ideia conhecer mais da cidade, montando um guia turístico com outras atrações interessantes. Ao decidir viajar, é importante adquirir as passagens aéreas com antecedência, garantindo os melhores preços.