Por dom Itamar
Mensagem: quarta-feira, 13 de setembro de 2023 – O transtorno de ansiedade é uma das questões que mais prejudica a qualidade de vida das pessoas nos tempos atuais. Mas como identificar seus sintomas? Como saber se você está enfrentando crises de ansiedade? Nem sempre é fácil discernir se o que se sente é ansiedade ou algo diferente.
A ansiedade é um estado de vida caracterizado por medo, mal-estar, desconforto, insegurança, estranheza do ambiente ou de si mesmo e, muito frequentemente, pela sensação de que algo desagradável está para acontecer. Veja algumas:
CUIDE de seu corpo. Ele é seu instrumento de comunicação e trabalho. Escolha alimentos saudáveis e em quantidades certas. Pratique atividades físicas. Você é responsável pela própria qualidade de vida que sempre precisa ser cuidada.
MANTENHA o otimismo. Cultive a alegria de viver. Dê atenção às pessoas. Evite pensamentos negativos. Os pensamentos e as falas negativas agravam a situação intensificando o mal-estar. Veja somente o bem que existe em cada pessoa. Retribua sempre o mal com o bem. A vida é curta demais para desperdiçá-la com amarguras.
VIVA o presente. Quando sua mente está dedicada integralmente ao momento atual, você tem capacidade de análise, julgamento e ação. O passado deve ser entregue à misericórdia de Deus e o futuro à sua providência. Somente temos, em nossas mãos, o tempo presente.
SEJA organizado. Quem vive na bagunça gasta tempo para achar o que precisa, acumula coisas sem utilidade e acaba por criar sentimentos de ansiedade. Viver, estudar e trabalhar, em ambiente organizado, ajuda no equilíbrio emocional e controla a ansiedade. Além disso, pessoas com uma boa organização do seu tempo, conseguem aproveitá-lo melhor, o que reduz muitos fatores de ansiedade.
CULTIVE a espiritualidade. A fé é uma dimensão essencial em sua vida. Reserve uns minutos por dia para estar frente a frente com Deus. As falhas fazem parte de nosso dia a dia. Agradeça sempre a Deus o dom da vida.