O vereador Silvio Dias (PT), utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana na manhã desta terça-feira (20) para solicitar a inclusão de novas categorias no Plano Nacional de Imunização da vacina contra a Covid-19. De acordo com ele, ainda que esteja em um 'processo lento', a vacinação para o grupo prioritário incialmente, já está sendo encerrada. "Estamos em um processo de vacinação que teve início em janeiro e diga-se de passagem, um processo lento, infelizmente por conta de vários fatores, principalmente pela falta de vacinas que o Governo Federal não planejou e hoje estamos sofrendo cotidianamente com a falta de vacinas. Estamos chegando ao final daquele grupo inicial que era prioritário, formado por idosos e agentes que trabalham na área de saúde e precisamos priorizar algumas outras classes da nossa sociedade que vejo como prioridades".
Segundo o vereador, nesta solicitação de novas categorias, estão presentes os pacientes que possuem algum tipo de doença crônica, motoristas e cobradores do sistema público de transporte, servidores de agências bancárias, agentes de segurança do setor privado e profissionais da comunicação. "Nesta solicitação de inclusão, está presente aquelas pessoas que possuem doenças crônicas, motoristas e cobradores do sistema de transporte público, seja de van ou de ônibus, os profissionais da rede bancária, porque imagine, uma cidade como Feira de Santana ter que fechar uma agência bancária por conta da Covid-19. Cerca de 700 profissionais trabalham aqui na cidade e mais de 130 já foram infectados. Dentro dessas novas categorias, está presente a área da segurança privada, como vigilantes de bancos, órgãos públicos e uma outra classe social, principalmente para a nossa democracia, são os profissionais de comunicação, e profissionais de imprensa. Não tem como não pensar em um país livre e democrático sem ter a liberdade de imprensa. Os jornalistas tem a condição de trabalhar e por essa essencialidade, precisam ser vacinados, pois são eles que mantém o contato com o público, como cobrir uma manifestação, uma audiência e ao final desse processo, a gente retorna com a questão das faixas etárias, mas nesse momento, precisamos priorizar aqueles que são essenciais em nossas vidas no cotidiano", afirmou.
Durante entrevista hoje no Programa Acorda Cidade, o prefeito Colbert Martins, explicou que estas decisões são tomadas a partir da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e o Ministério da Saúde. "As pessoas acima de 60 anos que estão na Comunicação, estes, certamente já devem ter sido vacinados dentro do Programa Nacional de Vacinação. Qualquer dose, qualquer aplicação que reduza esse número de pessoas acima de 60 anos, tem que ter uma autorização que não depende apenas do município, o vereador Silvio Dias deve estar fazendo uma sinalização para que isso possa ser encaminhado às áreas decisivas do Ministério da Saúde".
Para o vereador Silvio Dias, cada município pode realizar o planejamento depois que o Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que governadores e prefeitos, comprassem vacinas por conta própria. "Cada cidade pode fazer agora em diante, fazer o seu planejamento. Nós temos grupos prioritários de uma forma macro, vejamos por exemplo que a Bahia colocou a Segurança Pública como prioridade e também agora a educação. Então, a prefeitura tem inclusive por determinação do próprio STF, a autonomia em conjunto com o Governo Federal, estabelecer prioridades, e aqui em Feira de Santana, é óbvio que o prefeito tem essa possibilidade de priorizar aqueles que consideram classes como essenciais", concluiu. (Por Gabriel Gonçalves, com informações do repórter Paulo José)