O vereador Professor Ivamberg Lima (PT) criticou, em entrevista ao Acorda Cidade na manhã desta segunda-feira (26), o atraso em resultados de exames RT-PCR (teste de identificação ao coronavírus), que são realizados através da Secretaria de Saúde de Feira de Santana. Segundo ele, exames realizados pela rede municipal, que deveriam ser entregues em até 48h, estão chegando em sete dias, já que o material não está sendo enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen), diariamente, como deveria.
“Os testes RT-PCR aqui de Feira de Santana estão demorando para sair o resultado. Tratamos sobre esse ponto da demora com o secretário Marcelo Brito. Ele disse que os testes saem entre 24h e 48h no Lacen. A realidade é que a Secretaria de Saúde transporta os próprios testes para o Lacen, portanto, aguarda acumular e leva, acredito, de uma única vez na semana para Salvador. O Núcleo Regional leva exames para o Lacen todos os dias. Por que esses testes da Secretaria de Saúde Municipal de Feira não são entregues ao núcleo, para o núcleo levar para o Lacen, já que esse é o fluxo normal da Bahia?”, questionou.
O vereador lembrou também sobre a testagem realizada em servidores da Câmara, no último mês, que atrasou em média uma semana para o resultado. Ele aproveitou para chamar a atenção das autoridades. “Gostaria de chamar a atenção para esse ponto. Houve o episódio dos vereadores que testaram positivo e que foram fazer o RT-PCR na Secretaria de Saúde e só receberam o resultado com sete dias. Não pode acontecer isso, já que a diretora do Lacen nos informou que é de 24h a 48h no máximo para sair o resultado e aqui em Feira estamos esperando de seis a sete dias”. (Por Maylla Nunes)