Feira de Santana

Vereador diz que há seis ambulâncias do Samu quebradas

Conforme o parlamentar, os quatro veículos que estão circulando na cidade para atender aos acidentes que ocorrem não estão dando conta da demanda.

Samu de Feira de Santana
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A situação dos serviços de saúde pública em Feira de Santana volta a ser alvo de protesto, pelos vereadores. Nesta quarta (27), Luiz da Feira (Avante) criticou a existência de seis ambulâncias quebradas no SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Conforme o parlamentar, os quatro veículos que estão circulando na cidade para atender aos acidentes que ocorrem, todos os dias nas ruas do Município, não estão dando conta da demanda e, por muitas vezes, levam até três horas para prestarem socorro.

“Só existem 10 veículos no SAMU e apenas quatro estão em circulação. Os outros seis que estão encostados precisam de reparos simples como conserto de vidros quebrados e instalação elétrica”, disse o vereador. A ausência de veículos suficientes para atender a necessidade do Município, afirma, também causa sofrimento para os pacientes e familiares que estão aguardando regulação em policlínicas da cidade.

Luiz da Feira disse que as pessoas “ficam desesperadas ligando para nós, vereadores, e também para a Prefeitura, pedindo socorro e, muitas vezes, quando o carro do SAMU chega, o paciente já veio a óbito”, lamenta. Ele apelou, diante da situação, que o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e a Secretária Estadual de Saúde, Roberta Santana, “olhem com carinho para este problema dos carros do SAMU e da regulação” e adquiram mais veículos para poderem dar suporte à Feira de Santana. Também pediu ao prefeito e à secretária de saúde do Município “que revejam esta situação”.

Enfermeiros sem salário, vales-transporte e alimentação

Ainda sobre os problemas na saúde em Feira, a vereadora Lú de Ronny (MDB) denunciou que os enfermeiros que atuam em unidades do Município continuam com seus salários atrasados e, agora, também estão sem receber vale-transporte e vale-alimentação. Disse que está ocorrendo uma capacitação profissional na cidade e os enfermeiros não estão podendo participar devido à falta de recursos. “O pior é que eles estão sendo retaliados por não comparecerem à capacitação”, disse, ao questionar o prefeito Colbert Martins Filho: “O senhor diz que a culpa é do IMAPS (Instituto Marie Pierre de Saúde), mas a empresa é contratada pelo Executivo, que também é responsável. Se (o IMAPS) não está preparado para fornecer o serviço, que (a Prefeitura) cancele o contrato”.

O que diz a Secretaria Municipal de Saúde:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que os serviços do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) seguem operando de forma normal e ininterrupta. Durante a última semana, registrou uma média de 320 ocorrências atendidas, demonstrando o comprometimento contínuo da equipe em prestar assistência médica de qualidade em situações de urgência e emergência. É importante ressaltar que, em alguns momentos, veículos da frota podem passar por manutenção programada para garantir a segurança e a eficiência de nossas operações. Assim que a revisão é concluída, o veículo volta a reintegrar à frota.

Fonte: Câmara Municipal de Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
8 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Ouvido de Pinico

O Vereador esta falando a vdd,varias ambulâncias do Samu parada por falta de manutenção..Vereadores vão la no Departamento de Veiculos e vejam com seus próprios olhos peguem as OS e vejam quando elas deram entrada lá e vera que essa tal Manutenção que a Secretária esta falando ai não Existe..Parem de mentir para o Povo e vamos pagar dignamente aos Funcionários!!

Crispiniano de Santana Silva

Verdade se o problema já existe é buscar uma solução pois estas ambulâncias quebradas o serviço fica deficiente para população a prefeitura tem que buscar resolver esta situação o mais rápido possível

Robson Oliveira Souza

De uma solução vereador.
Só apontar o problema não resolve..

.40

O vereador é soldado do deputado,porque vc não fala da segurança pública,como se fala na propaganda do governo do estado, tô vendo e tô gostando

Alberto Lobo

Vamos nos informar antes de falar besteira !!!!!

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 é geridos pelas Secretarias Municipais de Saúde e tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica

José Audecy de Magalhães

Isso aí cadê o governo do estado., é muita politicagem e o povo e que sofre.

Brasil acima de todos

SAMU é de responsabilidade do prefeitura. Não vamos ser hipócritas

Ro

Está enganado Amigo Samu é Federal,Estado e Município ***…