A situação é difícil até de imaginar, mas aconteceu. No palanque montado no Parque de Exposição João Martins da Silva para a abertura da Expofeira, na noite de ontem (06), estavam reunidos os mais improváveis aliados da política feirense.
Foto: Andréa Trindade
O prefeito Tarcízio Pimenta e o governador Jaques Wagner conseguiram reunir em torno deles os deputados José Neto, defensor ferrenho do governo; Eliana Boaventura, que durante algum tempo dividiu a atenção entre os dois, mas acabou optando pelo governador; Jairo Carneiro, que saiu do DEM direto para os braços de Wagner e garante que continua fiel a Tarcízio; e Colbert Martins Filho, que rompeu recentemente com o governo do Estado e também não é aliado do prefeito. Como diria o cantor Latino, agora é “tudo junto misturado”.
Secretário emprestado
O prefeito Tarcízio Pimenta levou o secretariado municipal para o Parque de Exposição. O governador Jaques Wagner, também. Lá estavam Walter Pinheiro (Planejamento), Afonso Florence (Desenvolvimento Urbano), e Roberto Muniz (Agricultura). A propósito, Muniz fez um discurso descontraído, disse que é deputado e está apenas emprestado ao governo.
Cadê os vereadores?
Paulo Souto, José Ronaldo e o vice-prefeito Paulo Aquino também estavam no parque, mas não participaram da solenidade de abertura da Expofeira. Foram mais cedo. Aliás, foi notada também a ausência dos vereadores, principalmente os governistas. Apenas Lulinha da Conceição, Zé Curuca e Marialvo Barreto – que não foi citado nem pelo governador correligionário – prestigiaram o ato.
Acordou cedo
Uma ouvinte ligou para o programa informando que um ônibus da Pedra Ferrada foi assaltado no primeiro balão, pouco depois das 6 horas, no fim de linha do bairro. Já são mais de 200 assaltos a ônibus este ano, 63 só no mês de agosto. Em 2008, de 1º de janeiro a 31 de dezembro, foram 90 ocorrências.
Passe fácil
Eloan Ferreira, assessor do Sincol, acredita que o cartão passe fácil, que está em vigor desde o dia 1º, pode diminuir o número de assaltos a ônibus. Mas diz que é preciso, também, uma ação mais efetiva da Polícia para conter os assaltantes. E mais uma vez o povo assume o ônus, já que com o passe fácil a passagem é paga antecipadamente.
Em nome dos criadores
Na abertura da Expofeira, o pecuarista Miguel Pinto foi escolhido para falar em nome dos criadores que estão participando da mostra. Ele ressaltou o novo modelo de exposição que está surgindo e disse que o gestor do município tem que se preocupar com as obras e firmar parcerias para promoção dos eventos. Exatamente o que o prefeito Tarcízio Pimenta está fazendo.
Bem na foto
Em atos solenes é comum as lideranças políticas serem acompanhadas de perto pelos liderados. Alguns deles já têm a manha para ficar estrategicamente colocados e aparecer bem na foto, literalmente. O vereador Lulinha de Jesus, por exemplo, sempre fica bem juntinho do prefeito e da primeira dama.
Assessor especial
E por falar em proximidade, o deputado José Neto não só ficou ao lado de Jaques Wagner durante a abertura da Expofeira, como foi seu como assessor direto, passando as informações e até os nomes dos presentes para citação no discurso do governador. Funcionou melhor do que o cerimonial do governo, que faz tanta questão de comandar as solenidades com a participação do governador, mas sempre tem problemas, pois não conhece a realidade de Feira de Santana.
Olha o boi!
O prefeito parou seu pronunciamento durante alguns segundos, durante a abertura da Expofeira 2009. Mas não foi um “branco”, como muita gente pensou, e ele explicou em seguida. Foi um boi que se soltou, dando um susto em quem estava próximo. “Isso é normal”, disse Tarcízio. Afinal, trata-se de uma feira de animal.
Gisele e a vaca
O secretário estadual de Agricultura, Roberto Muniz, comparou a modelo Gisele Bündchen a uma vaca. Mas nada pejorativo. Ele disse que assim como as pessoas vão ao Fashion Week para ver a melhor profissional da área, quem vai à Expofeira quer ver o melhor da genética. “Aqui as pessoas vem ver a Mimosa”, brincou.
O compadre do prefeito
Ainda sobre a Expofeira, o prefeito Tarcízio Pimenta cumprimentou com deferência especial o pecuarista e médico Benício Cavalcante, represente da raça Guzerá no evento. “Meu compadre, amigo e irmão”, assim ele se referiu ao criador, um dos responsáveis pela parceria firmada com o governo para viabilizar a mostra este ano.
Espinha na garganta
O governador Jaques Wagner disse ontem ter conhecimento de que o povo de Feira de Santana está com uma espinha na garganta, referindo-se ao Centro de Convenções. Mas quando todo mundo esperava que ele anunciasse alguma novidade sobre a obra, ele desconversou e afirmou que o governo vai investir em outras áreas. Pois é.
Foto: Andréa Trindade