Política

Teixeira de Freitas: vereadores têm mandatos cassados por fraude à cota de gênero

Na sua decisão, o magistrado determinou a “ANULAÇÃO DOS VOTOS recebidos pelos candidatos do PDT de Teixeira de Freitas no sistema proporcional das Eleições Municipais de 2020".

Foto: Ascom/ CMTF
Foto: Ascom/ CMTF

O juiz eleitoral de Teixeira de Freitas, Roney Cunha julgou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral em relação a eleição de 2020. Na ação, o partido PDT foi acusado de colocar de “ candidatas laranjas” na chapa de vereadores para fraudar o percentual mínimo das vagas destinadas a candidatas do sexo feminino (cota de gênero).

Na sua decisão, o magistrado determinou a “ANULAÇÃO DOS VOTOS recebidos pelos candidatos do PDT de Teixeira de Freitas no sistema proporcional das Eleições Municipais de 2020, conforme preconizado pelos artigos 222 e 237, ambos do Código Eleitoral, como também, em ato reflexo, determinar a CASSAÇÃO DOS DIPLOMAS de MANDATOS ELETIVOS dos eleitos e suplentes, ordenando, ainda, a necessária mudança nos sistemas eleitorais específicos de computação dos votos, para fins de cumprir esta decisão”.

Vale lembrar que o PDT elegeu os vereadores Marquinhos Gomes e Carmino.

Fonte: Políticos do Sul da Bahia

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários