Atualizada às 18:30
Na solenidade realizada hoje na prefeitura, com o deputado Colbert Martins, o ex-ministro Geddel Vieira Lima e o senador César Borges, que vieram anunciar R$ 10,5 milhões em recursos federais para Feira de Santana, o prefeito Tarcízio Pimenta, em um momento de empolgação, chamou o ex-ministro de Governador. Mesmo percebendo a gafe, o prefeito não encontrou uma saída melhor que dizer: “é, é… por que não? Durante a solenidade, Geddel disse que vai apoiar a primeira-dama Graça Pimenta (PR) para deputada estadual, embora por questões éticas não veio pedir apoio ao prefeito Tarcízio Pimenta (DEM), mesmo assim, ele disse que não rejeita nenhum voto. (Informações do repórter Ed Santos/Acorda Cidade).
Prefeito anuncia várias obras
Dos R$ 10,5 milhões em recursos federais para Feira de Santana, anunciados nesta segunda-feira, metade já está na conta da prefeitura. O prefeito Tarcízio Pimenta disse que os recursos serão usados na pavimentação das ruas Sabino Silva, no bairro Kalilândia; Barão de Cotegipe, Centro; Arivaldo de Carvalho e Primavera, no Sobradinho; Sete de Setembro, no Jardim Acácia e na rua principal do bairro Feira IV.
Wagner terá maior tempo de TV
Foto: Agência Estado
Após os ajustes finais nas coligações para as chapas majoritárias na Bahia, o governador Jaques Wagner (PT), que tentará a reeleição, acumula o maior tempo de TV e Rádio. São 5min38, de acordo com cálculos do advogado Ademir Ismerim, especialista em legislação eleitoral. Seu arco de alianças conta com o PDT, PP, PRB, PSB, PCdoB, PSL. O peemedebista Geddel Vieira Lima, que conseguiu, nos últimos meses, a adesão de 11 partidos (PTB, PR, PSC, PSDC, PMN, PRP, PTdoB, PPS, PRTB, PTC e PTN), ganhou musculatura e alcançou o segundo maior tempo – 5min17 para tentar ocupar a posição de principal oposicionista no estado. O candidato pelo DEM, Paulo Souto, possui 4min15. Com a adesão apenas do PSDB, o carlista ainda conseguiu acumular um bom tempo devido ao tamanho da bancada dos partidos no Congresso. A perda do PTN para Geddel representou a redução de apenas 17 segundos. O candidato do PV, Luiz Bassuma, sem apoios políticos, fica com somente 1min30. Por fim, com o menor tempo entre os candidatos, Marcos Mendes, do PSOL, ficou com 1min16. (Rafael Rodrigues/BN)
Charge do Borega
Charge do Borega – O Recôncavo
Lulinha lança candidatura para deputado estadual
Foto: Blog do Jair Onofre
O vereador Luiz Augusto, “Lulinha”, irá lançar na próxima quarta-feira (16) sua candidatura a deputado estadual pelo Partido dos Democratas. Em evento marcado para as 20h, no bairro Conceição, o vereador também pretende anunciar o nome do pré-candidato que apoiará para o cargo de deputado federal. Lulinha deverá apoiar o deputado José Nunes, da cidade de Euclides da Cunha, que já tem quatro mandatos estaduais e pretende, agora, obter um espaço no Congresso Nacional. Paulo Souto e outros líderes do partido devem participar do encontro.
César Borges e Geddel anunciam recursos
Foto: Correio
O prefeito Tarcízio Pimenta recebe em audiência o senador César Borges e o deputado federal Geddel Vieira Lima, ex-ministro da Integração Nacional, acompanhados do deputado federal Colbert Martins Filho, nesta segunda-feira (14), às 14 horas, no Paço Municipal Maria Quitéria. Os parlamentares vão anunciar apoio a Feira de Santana, através da destinação de recursos financeiros ainda para a recuperação dos estragos na cidade provocados pelas chuvas. São projetos encaminhados pelo prefeito Tarcízio Pimenta durante visitas recentes aos ministérios do Governo Federal em Brasília. Na oportunidade, foram feitas solicitações de apoio às lideranças políticas, dentre as quais o senador e o ex-ministro, além de parlamentares feirenses. (Secom)
Políticos de Feira fazem pedidos a Santo Antônio
Foto: Frei Monteiro
A celebração religiosa, que marcou o encerramento da Festa de Santo Antônio, no domingo (13), reuniu não só fies, mas também diversos políticos. Entre eles, os deputados Colbert Martins (PMDB) e José Neto (PT), e o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, que foi acompanhado do atual vice-prefeito, Paulo Aquino. Também participaram da celebração o ex-governador Paulo Souto, o ex-prefeito Antônio Imbassay, vereador Luiz Augusto – Lulinha, o radialista Carlos Geílson, o empresário Nelson Roberto e o prefeito Tarcízio Pimenta, que esteve ao lado da primeira dama Graça Pimenta. Todos, provavelmente, fizeram os mesmos pedidos a Santo Antônio, muitos votos e vitória nas próximas eleições.
Convenção do DEM e PSDB atrai poucos
De acordo com a coluna Tempo Presente, do Jornal ATarde, faltou público e também organização na Convenção do DEM e PSDB, realizada no sábado(12), em Salvador. Segundo informações, esperava-se um público de 10 mil pessoas, entretanto, o número não ultrapassou 5 mil. A Convenção, que homologou as candidaturas de José Serra à Presidência da República e Paulo Souto ao governo do Estado, aconteceu no na sede do Clube Espanhol
ACM Neto chama de censura suspensão de divulgação de dados sobre criminalidade na Bahia
Foto: Divulgação
O deputado federal ACM Neto (DEM) disse no domingo, 13, que a decisão do governo da Bahia de não divulgar mais as estatísticas sobre a criminalidade no Estado nada mais é do que uma medida do governador Jaques Wagner ”para esconder a realidade. Antes, o governo já impunha muitas barreiras para fazer a divulgação oficial. Os veículos de imprensa eram obrigados e fazer pedidos oficiais por e-mail ou fax e, mesmo assim, não eram atendidos. Agora, a censura é total”, disse. De acordo com o deputado, Wagner não tem como esconder que mais de 14 mil pessoas foram assassinadas durante sua gestão e que, todos os dias, entre sete e oito pessoas, em média, são mortas apenas na Região Metropolitana de Salvador. “O aumento da violência na Bahia durante o governo Wagner foi tema de diversas reportagens em jornais e emissoras de televisão da Europa e dos Estados Unidos”, acrescentou. Neto disse, ainda, que algumas entidades ameaçam recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) para conseguir as estatísticas sobre a violência na Bahia. As informações são do Política Livre.
TSE alerta sobre e-mails falsos
O Tribunal Superior Eleitoral alerta que estão circulando e-mails em nome do Tribunal comunicando o cancelamento de títulos eleitorais e solicitando a atualização de dados cadastrais para a Justiça Eleitoral. Também circulam e-mails falsos informando ao internauta que uma suposta ausência dele como mesário teria gerado o cancelamento de seu título de eleitor. A Justiça Eleitoral não envia e-mails a eleitores, nem para comunicar cancelamento de títulos eleitorais, nem para convocar cidadãos para atuarem como mesários. O TSE não autoriza nenhuma outra instituição a enviar e-mails em seu nome. Mensagens desta natureza devem ser apagadas, pois podem conter vírus de computador.
Revitalização da nascente do rio Subaé
Foto: Secom
O Rotary Club de Feira de Santana-Nova Geração vai desenvolver um projeto de revitalização do rio Subaé, a partir de sua nascente. A iniciativa será lançada no dia 7 de julho, durante a posse do novo presidente do clube, Marcos Pérsico, que esteve em audiência com o prefeito Tarcízio Pimenta, na manhã desta segunda-feira (14), para apresentação do projeto.Acompanhado de Lília Ramos, diretora de Protocolo do Nova Geração, Marcos Pérsico explica que o projeto será incrementado principalmente na nascente do rio. Observa também que, devido a dimensão da degradação ambiental, a iniciativa contará com apoio do Rotary International. "Além dos clubes de Rotary de Feira de Santana, o projeto também vai contar com apoio de clubes dos Estados Unidos e da Irlanda, além de entidades internacionais de defesa do meio ambiente, como WWF e Greenpeace", informou. No evento também será lançado o portal www.euamorotary.org, do Rotary Club Feira de Santana-Nova Geração. (Secom)
Alckmin diz que Serra anda sem garupa em SP
Foto: Divulgação
Cobrado nas últimas semanas pela atuação discreta na busca de votos para José Serra (PSDB) nas eleições presidenciais, Geraldo Alckmin (PSDB) fez ontem, no lançamento de sua candidatura ao governo de São Paulo, um discurso de reverência ao companheiro tucano: "Vamos levar Serra à Presidência. Porque ele anda com as próprias pernas. Quem quer dirigir o Brasil não pode andar na garupa". O evento, realizado no estacionamento da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), reuniu cerca de 10 mil pessoas, segundo cálculos da militância tucana. Nos cerca de 40 minutos em que discursou, Alckmin, que terminou a sua fala rouco, citou o nome de Serra 16 vezes. Afirmou que será um soldado de sua campanha e usou o bordão "O Brasil pode mais", da campanha serrista, em diversas passagens. Pregou a continuidade do PSDB no comando de São Paulo, o que já ocorre há 16 anos.