O anúncio do governador da Bahia, Rui Costa (PT), de suspender os ônibus do transporte intermunicipal durante o período de São João, foi duramente criticado pelo deputado estadual Carlos Geilson (PSDB), durante live em sua rede social. A circulação deverá ser suspensa três dias antes e três depois das festas juninas, para evitar que as pessoas viajem nas datas festivas e façam aglomerações. A informação foi divulgada no Papo Correria, programa do governador nas redes sociais.
De acordo com o deputado, a medida privilegia apenas o transporte clandestino de passageiros que atua sem nenhum controle em toda Bahia. “Não nenhum controle desse tipo de transporte [clandestino], além de colar a vida de milhares de pessoas em risco todos os dias”, criticou.
Outro ponto levantado diz respeito aos prejuízos causadas as empresas do transporte intermunicipal de passageiros. Além de prejudicar diretamente a renda das empresas, a medida compromete o emprego e a renda de milhares de trabalhadores. “Essa medida anunciada pelo Governo do Estado não terá nenhuma efetividade nesse período. Quem quer São João no interior não vai deixar de viajar. O povo vai viajar, o povo vai para o interior e vai curtir”, alertou o deputado.
Além de anunciar a suspensão do transporte intermunicipal durante o São João, o Governo da Bahia também adiantou que nenhuma festa junina será permitida no Estado, independentemente do número de público.