Bahia

STF solta detentas após chegada de presas por atos antidemocráticos

O pedido de soltura foi feito pela Defensoria Pública após a entrada de cerca de 500 mulheres que foram presas

presídio
Penitenciária federal de segurança máxima de Brasília.

Agência Brasil – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes decidiu hoje (16) conceder liberdade a 85 mulheres presas em regime semiberto na Penitenciária da Colmeia, no Distrito Federal.

O pedido de soltura foi feito pela Defensoria Pública após a entrada de cerca de 500 mulheres que foram presas por participarem dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro e o órgão alegar aumento de 100% na população carcerária.

Pela decisão, as mulheres serão monitoradas por meio de tornozeleira eletrônica e deverão ter sua situação prisional reavaliada em 90 dias. Elas já cumprem medidas de trabalho externo em regime semiberto.

No pedido protocolado no STF, as defensorias da União e do Distrito Federal argumentaram que a chegada de detentas investigadas por envolvimento nos atos antidemocráticos repercutiu na “impossibilidade de garantia de direitos” e na inadequação do presídio para as presas do semiaberto.

Conforme o último levantamento divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 1.418 pessoas foram presas pelos atos. Elas foram encaminhadas para o presídio da Papuda e à Colmeia.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
4 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
jair

soltem Barrabás, soltem Barrabás, viva a justiça brasileira

José Reis

Completa inversão de valores. Vamos soltar os criminosos e prender as pessoas de bem. Veremos muito isto daqui pra frente. Nojo e revolta

José Reis

Parece piada. A justiça brasileira é lenta, ultrapassada, leis beneficiam criminosos, além de denúncias corrupção. TODOS os “atos” criminosos praticados pelos “movimentos de esquerda” ao longo de dezenas de anos, NÃO FOI TERRORISMO. Depois de anos de roubo, desvio, invasões, agressões, imoralidades, quebra quebra, corrupção etc etc tudo era “social e democrático”. Hoje a revolta do povo familia, ordeiro, contra os desmando e inferno do passado, É TERRORISMO.

Paulo

Como diria o saudoso Bezerra da Silva
Para tirar meu Brasil,dessa baderna
Só quando o morcego doar sangue
E o Sasi cruzar as pernas
É meus camaradas, como diria um dos “deuses de toga”
“Perdeu Mané”