A disputa pelos direitos de transmissão dos próximos Campeonatos Brasileiros será tema de audiência pública no Senado Federal. Nesta terça-feira, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Casa aprovou requerimento da senadora Lídice da Mata (PSB-BA) para chamar os envolvidos a prestar esclarecimentos sobre o assunto, em Brasília.
Entre os convidados para o evento, em data ainda a ser definida (depende da agenda do grupo), estão o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, e representantes das TVs que manifestaram interesse em passar os jogos.
Como outras sugestões de nomes foram apresentadas durante a reunião, o presidente da comissão, senador Roberto Requião (PMDB-PR), determinou que na próxima semana será votada a inclusão de novos convidados.
"Precisamos tentar exercer o papel de mediadores", afirmou à Folha Lídice da Mata, que diz buscar impedir que "um impasse prejudique a grande paixão nacional e se torne um péssimo exemplo para o país da Copa do Mundo de 2014".
"Essa polêmica tem deixado os torcedores apreensivos, esse estica e puxa, cada time fazendo o seu acordo… Como ficaria isso?", acrescentou, lembrando da proibição do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), no ano passado, de que seja concedida a preferência para qualquer emissora de televisão.
A senadora Ana Amélia (PP-RS) propôs a inclusão de representantes de clubes que não integram o Clube dos 13 e do próprio Cade. Já o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) considerou o debate positivo por oferecer uma possibilidade de se discutir os "irrisórios resultados financeiros" do Nacional, quando comparados aos de países como a Inglaterra.