Variedades

Sem neuras: aprenda a fazer a chupeta na bateria do carro

O ideal para evitar surpresas quando for sair com o carro é fazer revisões periódicas e tomar alguns cuidados diários.

Redação iBahia

Já tentou ligar o carro de manhã e descobriu que a bateria estava descarregada? Esse "pesadelo" pode ser resolvido fazendo a chupeta na bateria. Mas você precisa saber a forma correta de fazer o procedimento e ficar atento para evitar a falta de bateria futuramente.

Como fazer a chupeta da bateria?

Para te ajudar a fazer o procedimento da forma correta, Gustavo Fonseca, do Doutor Multas, ensinou o passo a passo.

– O primeiro passo é, obviamente, ter outro carro com a bateria boa. Você precisará também de dois cabos com pontas jacaré, que muitos motoristas levam no carro por precaução.

– Aproxime os carros de forma que os cabos consigam ligar, sem problemas, as duas baterias. Mas, antes de conectar as baterias, certifique-se de que os carros estejam desligados, assim como qualquer outro equipamento elétrico dos veículos.

– Ligue o cabo preto ao polo negativo de cada bateria, que é o que tem o sinal de menos (-). Em seguida, ligue o cabo vermelho aos polos positivos, que têm o sinal de mais (+).

– Dê a partida no carro “bom” e espere 5 minutos.
Dê, então, a partida no carro sem bateria, e, assim que ele funcionar, desligue um cabo de cada vez, com cuidado para que eles não se toquem.

– Deixe seu carro funcionando por pelo menos uns 15 minutos. O alternador fará o trabalho de carregar sua bateria e, ao fim desse tempo, ela deve estar boa o suficiente para você andar sem problemas.

– Se por acaso a chupeta não funcionar, há algum problema maior no seu carro.

– Esse problema pode estar no alternador, na bateria ou em alguma outra parte do veículo, e o melhor a fazer é levar seu carro a um especialista.

Prevenção

A bateria pode descarregar quando algum aparelho elétrico do carro fica ligado por muito tempo, com o veículo desligado, por panes (maus contatos, sistemas de alarme mal instalados e problemas no módulo de injeção), problemas no alternador ou até na própria bateria.

O ideal para evitar surpresas quando for sair com o carro é fazer revisões periódicas e tomar alguns cuidados diários. Veja dicas do Doutor Multas para prevenir o descarregamento da bateria:

– Não deixe nada ligado no carro ao sair do veículo;
– Desconecte os terminais da bateria se for ficar muito tempo sem utilizar o carro;
– Mantenha os contatos da bateria sempre limpos.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários