Saúde

Secretário de saúde de Salvador visita Feira de Santana e troca experiências do combate à Covid-19

De acordo com Léo Prates, Feira de Santana é uma das cidades que vem se destacando cada vez mais no processo de vacinação contra a covid-19.

Na manhã desta sexta-feira (20), o secretário de saúde de Salvador, Léo Prates, visitou o gabinete do prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, para acompanhar de perto o processo da campanha realizada na cidade para evitar a disseminação do coronavírus. Ao Acorda Cidade, Léo Prates explicou que o encontro com o gestor do município teve como objetivo 'trocar experiências' das ações que estão sendo feitas. "Estamos dialogando com os municípios da Bahia, porque o SUS é um Sistema Único de Saúde, estamos trocando experiências, conversando e o prefeito Colbert Martins gentilmente nos convidou e estamos aqui vendo o que Feira fez de positivo, apresentando também o que Salvador já fez. O prefeito está de parabéns pelo grande trabalho que está fazendo, agora mesmo ele me apresentou os números da sua gestão e olha que ainda é o primeiro ano e acredito que ao final de quatro anos, Feira ainda pode ganhar muito", disse.

De acordo com Léo Prates, Feira de Santana é uma das cidades que vem se destacando cada vez mais no processo de vacinação contra a covid-19.

"Eu estava conversando com o prefeito Colbert e ele me disse que aqui já está com o pessoal de 20 anos e para vocês terem uma ideia, Vitória da Conquista ainda está na casa dos 30 ou 32 anos. Então vejam que Feira de Santana realmente, das cidades grandes do interior da Bahia, vem se destacando na vacinação. Graças a Deus, Salvador continua sendo um grande destaque, amanhã a gente já conclui a vacinação de todo mundo com 18 anos. Acredito que nos próximos dias, já estamos correndo aí atrás dos retardatários, porque o nosso objetivo é a imunidade coletiva, principalmente agora com a variante que preocupa muito que é a Delta. Então neste sábado, iremos vacinar todo mundo, o prefeito Bruno Reis já anunciou e serão as pessoas acima de 18 anos de idade", afirmou.

Ainda segundo o secretário de saúde da capital baiana, atualmente Salvador tem uma média de casos ativos de 860. Para ele, ainda é claro que a pandemia não passou, por isso, todos os cuidados devem ser mantidos.

"Nós devemos ter hoje cerca de 860 casos ativos, porém a gente também está com uma média de pelo menos dois óbitos, um fator de transmissão de 0,62 e uma taxa de leitos de UTI variando entre 31 e 35. Mesmo depois de uma série de fechamentos, posso dizer à população de Feira de Santana que realmente a pandemia não passou. A gente tem que ter todos os cuidados, mas afirmo que estamos em um bom momento em Salvador que vive nesse enfrentamento à pandemia. A gente conseguiu botar ela sob controle, mas para manter ela sob controle, a gente precisa da ajuda de todos. Dos cinco hospitais, três nós desmobilizamos até porque é dinheiro público, cada hospital custa em média 4 milhões de reais, então nós não iríamos manter. Agora já temos aí um plano de remobilização caso seja necessário, esperando que não seja. Se todos nós fizermos a nossa parte, a gente não vai mais precisar gastar o dinheiro público com hospital de campanha", destacou. (Por Gabriel Gonçalves, com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade)

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários