Em uma entrevista ao programa Acorda Cidade, o Secretário de Comunicação do Estado da Bahia, André Curvelo, que receberá título de cidadão feirense, nesta sexta-feira (27), comentou sobre alguns aspectos da política na capital, Salvador, bem como destacou sua visão sobre questões críticas enfrentadas pela cidade de Feira de Santana.
“O governador Jerônimo vem construindo uma nova forma de liderar e gerando uma paz voltada para a uma nova Bahia, eu não tenho a data quando o candidato pelo PT será anunciado, mas posso dizer que muito em breve o candidato à prefeitura de Salvador será anunciando. O governo de Jerônimo é de grupo, e esse grupo tem trabalhado por Feira de Santana e por toda Bahia, esse vai chegar com toda clareza e de forma coesa nas eleições municipais do ano que vem”, frisou.
Curvello também pontuou ao Acorda Cidade desafios importantes, incluindo a recente greve dos estudantes das universidades estaduais e a questão da falta de água em cidades baianas, como em Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia.
Mesmo com os reservatórios construídos o problema do abastecimento continua, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento tem dito que o problema será resolvido com a finalização da adutora na cidade. Durante a entrevista, o secretário foi questionado se não seria necessário mais de uma adutora para ajudar a solucionar o problema.
Ele sugeriu uma entrevista com o presidente da Embasa para destacar essas situações junto ao governador. “Eu posso lhe garantir que nunca se investiu tanto quanto nos últimos anos, tanto com o ex-governador Rui Costa e agora com o governador Jerônimo Rodrigues, é importante a gente colocar em evidência esse assunto pra ter uma solução e o governador vai determinar a resolução desse problema o mais rápido possível”, opinou.
E sobre as universidades, André Curvello destacou que a secretária de educação Adélia Pinheiro está realizando reuniões para serem discutidas as reivindicações dos estudantes. Segundo o secretário de comunicação, é importante observar o que eles estão reivindicando. E também é importante saber tudo aquilo que o governo fez para a educação. Não só do ensino básico, mas também do ensino superior.
André Curvelo expressou sua preocupação com a interrupção das atividades acadêmicas e também falou sobre as preocupações dos estudantes. Ele destacou que o governo está comprometido em ouvir as demandas dos estudantes e buscar soluções para garantir a continuidade da educação de qualidade no estado.
“Eu tive uma reunião com a secretária de educação Adélia, e também com o secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano, e abordamos também essa questão do movimento estudantil dessa greve na Universidade Estadual de Feira de Santana. Uma greve que foi, salvo engano, decidida por 800 estudantes em torno de 700 contra. Eles estão discutindo, fizeram algumas reivindicações. A secretária vem conversando com alguns grupos. Enfim, o importante é o respeito pela manifestação, o respeito de todas as partes”.
Ele também mencionou a importância da educação superior para o desenvolvimento da Bahia e reforçou o compromisso do governo em investir na infraestrutura das universidades e na valorização dos professores e funcionários. (Por Iasmim Santos, jornalista do Acorda Cidade)
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram