Bahia

Salvador foi um dos destinos da rainha Elizabeth II quando monarca britânica esteve no Brasil

Elizabeth II faleceu nesta quinta-feira (9) aos 96 anos na Escócia.

Rainha Elizabeth em Salvador
Foto: Reprodução/ Revista Manchete

Salvador foi o segundo destino da Rainha Elizabeth II na única visita que fez ao Brasil, entre os dias 1º e 11 de novembro de 1968, em plena ditadura militar.

A monarca britânica, na época com 42 anos, chegou ao Brasil a bordo de uma aeronave da Real Força Aérea, um modelo VC-10, às 16h15. Vindo do México, onde assistiu aos Jogos Olímpicos, o Príncipe Philip desembarcou no Aeroporto de Guararapes, no Recife (PE), 15 minutos antes.

Após a visita na capital pernambucana, às 18h30, a Rainha Elizabeth II e o Príncipe Philip embarcaram no Britannia, o iate real da Marinha Inglesa, e seguiram para Salvador, onde chegaram às 7h do dia 3 de novembro, um domingo.

Ao deixar o iate, o casal seguiu em uma comitiva que circulou por algumas ruas de Salvador. Através de uma foto é possível ver quando a rainha e o príncipe passam ao final da Ladeira da Montanha, pela região da Praça Castro Alves.

Rainha Elizabeth II em Salvador
Foto: Arquivo Público da Bahia

Em Salvador, o casal foi recebido pelo governador Luís Viana Filho (1908-1990) no Palácio da Aclamação. O escritor Jorge Amado (1912-2001) e o artista plástico Carybé (1911-1997) compareceram à cerimônia.

Pelas ruas da capital baiana, a Rainha Elizabeth II e o Príncipe Philip visitaram diversos pontos históricos e turísticos da cidade. Eles foram à Igreja de São Francisco, localizada no Centro Histórico de Salvador e considerada uma dos mais ricas expressões do Barroco brasileiro. A igreja é admirada pela exuberante decoração interna, já que possui superfícies revestidas por ouro em pó.

O Museu de Arte Sacra, que possui um conjunto arquitetônico que desfruta de privilegiada vista para a Baía de Todos os Santos, também recebeu a visita da rainha e do príncipe. Eles ainda passaram pelo Mercado Modelo, um dos principais pontos turísticos de Salvador, onde o público pode encontrar arte, artesanato e demais objetos que fazem referência à Bahia. Com arquitetura neoclássica, a edificação é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

No Mercado Modelo, o lojista Américo Oliveira Lopes furou o esquema de segurança e entregou ao Duque de Edimburgo um berimbau de presente.

Rainha Elizabeth recebe os cumprimentos de ACM
Foto: Arquivo/ Instituto ACM

O passeio também foi acompanhado pelo prefeito de Salvador na época, Antônio Carlos Magalhães.

Às 12h35, os visitantes retornaram ao Britannia e seguiram viagem até o Rio de Janeiro. Uma procissão de 40 embarcações acompanhou o iate real até quase a saída da Baía de Todos os Santos.

A Rainha Elizabeth II morreu nesta quinta (8) aos 96 anos no castelo de Balmoral, na Escócia. O anúncio foi feito pelas redes sociais da família real britânica.

Quando visitou o Brasil, Elizabeth II tinha 16 anos de reinado. Ela conheceu seis cidades em 11 dias. A viagem começou no dia 1º de novembro e percorreu seis cidades. Além de Recife, Salvador e Rio de Janeiro, Elizabeth foi à Brasília (DF), São Paulo (SP) e Campinas (SP).

Fonte: G1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários