O governador da Bahia e futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmou que a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve ter aproximadamente 35 ministérios. “Deve ficar em torno disso. Está fechando, no gerúndio. Estamos finalizando”, disse Costa em entrevista coletiva na noite de segunda-feira (12).
A declaração foi dada em conversa com a imprensa na chegada ao jantar organizado pelo advogado Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, para comemorar a diplomação de Lula e Geraldo Alckmin (PSB) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ainda segundo Rui, o governo eleito discute desmembrar o Ministério do Planejamento — que cuidará de assuntos orçamentários e estratégicos — e criar uma pasta de Gestão, que será responsável por áreas administrativas e de “governo digital”.
“Justamente buscando possibilitar que o país faça planejamento. Porque fica um ministério grande que a máquina termina absorvendo ao cotidiano, absorvendo as ações de governo, e o governo não se planeja no curto, médio ou no longo prazo”, disse.
Rui Costa também pontuou que todos os bancos públicos, inclusive instituições regionais, serão geridos pelo Ministério da Fazenda. Somente o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) será subordinado ao Minsitério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Fonte: Metrópoles
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram