Política

Roma diz que Rui Costa ofende Congresso ao culpá-lo por cortes

João Roma também aproveitou para comentar sobre as eleições municipais em Salvador.

João Roma
Foto: Reprodução/ Assessoria

O presidente do PL na Bahia, João Roma, criticou o ministro da Casa Civil, Rui Costa, que culpou o Congresso Nacional pelo corte de R$ 13 milhões de recursos para a Universidade Federal da Bahia (Ufba). Para o ex-ministro da Cidadania, o petista agiu de forma desleal ao querer transferir uma responsabilidade que é do governo federal. “É uma deslealdade dele com os parceiros que tem, que compõem o Congresso Nacional. O Congresso Nacional tem que ser respeitado. Precisamos fortalecer as nossas instituições, pois ali está o símbolo dos nossos representantes”, declarou Roma, na noite de segunda-feira (4), em entrevista à Rádio Sociedade da Bahia.

O dirigente partidário disse que a declaração de Rui Costa não foi para ele uma surpresa. “Não me causa espanto porque a gente sabe qual é a postura dele e de algumas figuras. Mas é bem diferente do que ocorreu lá atrás quando houve um corte menor inclusive que esse, ocorrido durante o governo Bolsonaro. Tinha toda sorte de manifestação, parecia que o mundo iria se acabar, e, nesse momento, não se faz nada e transfere-se a responsabilidade para o outro”, comparou o ex-ministro do governo Jair Bolsonaro.

Roma questionou o porquê de o governo Lula não chamar para si a responsabilidade. “O governo é um dos principais integrantes na formulação dessa política orçamentária; agora liberar 20 bilhões de reais em uma reunião com Lula bem regada eles souberam fazer imediatamente. Por que não resolve o problema da Universidade Federal que eles colocam como bandeira deles? Causa espécie o silêncio dos integrantes da universidade federal”, afirmou João Roma, que enfatizou o desejo de ver uma universidade forte.

O presidente estadual do PL continuou a comparação entre as posturas das gestões Lula e Bolsonaro. “Nós lutamos e buscamos soluções para minimizar aquela questão do corte. Mas nesse governo o que se vê é a tentativa de transferir a responsabilidade e não tomar as providências. Nenhuma gritaria? Nenhum movimento se levanta para falar disso? Lula não tem culpa nessa questão? É ele quem dirige o país ou não é?”, provocou Roma.

Roma também comentou a vinda a Salvador da presidente nacional do movimento feminino do Partido Liberal, Michelle Bolsonaro, que protagonizará o Encontro PL Mulher em Salvador, no próximo sábado (9), às 10 horas, com portões abertos a partir das oito horas, no novo Centro de Convenções de Salvador, na Avenida Otávio Mangabeira, na Boca do Rio. O dirigente indicou a presente de Jair Bolsonaro em Salvador e destacou, ao ser questionado durante a entrevista, que o objetivo do PL para 2026 é ver restabelecido o direito do ex-presidente disputar as eleições.

Ainda ao responder a essa questão, João Roma comentou que Michelle Bolsonaro tem cativado multidões por onde passa – a pergunta é se a ex-primeira-dama disputaria a Presidência da República em 2026. “Acredito que ela vai se destacar, mas não sei em qual posição. É comentado que ela pode disputar o Senado pelo Distrito Federal em 2026”, apontou Roma.

Ao comentar as eleições municipais, Roma disse que, em Salvador, um apoio à reeleição do prefeito Bruno Reis pode ser definido após uma reunião com os membros do partido até o final de março. “Teremos, até o final desse mês, uma nova reunião. Vamos buscar estabelecer pontos de princípios e bandeiras que defendemos”, disse Roma sobre este próximo encontro entre membros do PL e o prefeito da capital.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
10 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Ricardo Coutinho

A maior prova que esses caras nao têm compromisso nenhum com a representação política é essa infâmia de colocar candidato onde não tem nada haver. Tipo essa Michele ser candidata pelo DF. O filho *** ser candidato por Santa Catarina, o tal do Alden candidato em Feira. Não tem nada a ver com o local mas tem uma parcela de gadolinnos que os idolatram , eles empurram o sem q noção lá. Aliás, tem noção sim , ***. Tipo esse João Roma que o afrodescendente ACM negão Neto trouxe pra se criar aqui. Vai-te embora tranqueiras.

respiramilhoes

já se passou as eleicoes, mas a pergunta que nao quer calar: cadê os milhoes da compra dos respiradores prometido por rui costa?
é uma pergunta de um eleitor.

Ricardo Coutinho

Vai na Polícia Federal e pergunta. Ops, não vai não. Bozolino passa longe da Federal se não fica. Kkkkkkkkkkkkk

MARIA ANTONIA SANTOS FONSECA

Kkkkkkkkk

ANALISANDO

Dos primeiros atos de bolsonaro, foi cortar verbas das universidades federais, notadamente da UFRJ e UFBA. Lá no RJ, pois deveria ter alguém por lá, que não o agradava, enquanto que por aqui, pra dar o troco aos eleitores baianos que não o escolheram nas urnas, mas para o nosso azar, ele foi eleito, e pra completar o pacote de maldades, privatizou a nossa refinaria, e hoje temos a gasolina mais cara do país.

SILVANO

Roma, volte pra Itália e deixe a Bahia em PAZ. rsrsrsrs

Até Zé

Boa kkkkkkk

Juarez Santos Vilas boas

Valeu ex ministro do governo Bolsonaro pelo seu comentário, mas ele é inútil pois você não representa nada de produtivo e moral nessa nação

Cleber

João lambi botas de bozzo vai procurar o que fazer , arruma uma lavagem de roupas

Ana Paula Mascarenhas

Verdade ele só é querido por policiais ***, nenhum cidadão de bem e honesto da vez a esse carrapato do sistema podre desse país