A retirada da candidatura do deputado estadual Fabrício Falcão ao Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) passa por um acordo para que seu partido, o PCdoB, tenha a indicação da próxima vaga aberta na Corte. Isso foi o que indicou o deputado federal Daniel Almeida, importante liderança dos comunistas no Estado. Segundo o parlamentar, o PCdoB “tem um compromisso de participar do TCM” com governos passados, mas neste momento prega uma “unidade” na base para emplacar de vez a candidatura de Aline Peixoto, ex-primeira dama da Bahia e esposa do ex-governador Rui Costa (PT), ao Tribunal.
“Conversamos com Jerônimo sobre isso. Mas acima de tudo nós somos de ajudar na unidade do nosso projeto. E como a candidatura da Aline [Peixoto], que tem toda legitimidade de ser posta, foi articulada pelas principais lideranças nós decidimos retirar a candidatura de Fabrício para ajudar nessa unidade da base de sustentação do governo Jerônimo. Conversando com ele, anunciamos isso: a bancada vai votar naquilo que é a candidatura da maioria dos partidos que compõe a Assembleia Legislativa”, disse Almeida na manhã desta segunda-feira (13).
O deputado garante que o partido não fechou acordo acerca de nomes, desconversando se o escolhido será mesmo Fabrício Falcão. Ainda segundo Daniel Almeida, o PCdoB reforçou um “pleito antigo” em ter uma vaga no TCM para chamar de sua.
“O PCdoB é o partido mais presente nessa aliança, desde sempre. E é o único partido dessa aliança que não participou das indicações do Tribunal de Contas, em nenhum momento. Os demais partidos já tiveram a sua oportunidade, então já fizemos esse pleito anteriormente, reafirmamos agora e isso ficou entendido por todas as lideranças. Agora quem será o nome em que momento será, não é parte desse debate atual. Queremos a unidade da base em torno do nome da Aline e depois vamos ver qual será a próxima vaga”, finalizou.
No último sábado, outro nome desistiu da candidatura: o ex-deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos). Nilo abriu espaço para o ex-deputado estadual Tom Araújo (União) disputar o pleito como nome da oposição.
Fonte: Bahia Notícias
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram