Um dia, um comerciante encontrou três homens que se lamentavam por mal ter o que dar de comer à família deles. Passavam necessidades e os filhos estavam mal – alimentados.
Sensibilizado, o comerciante quis ajudar os três homens e disse que daria a eles um saco com farinha, outro com pães e outro com sementes de trigo. O homem mais afoito foi logo pegando o saco com pães e correu para casa. O outro escolheu o saco de farinha e agradeceu, saindo apressado. O terceiro ficou radiante com o que lhe sobrou e disse:
– Estou feliz, pois sou o único dos três que não precisará mais voltar aqui.
Ou seja, foi o único que resolveu de vez sua situação e a dos filhos.
Quando falamos em comprometimento com a qualidade, com a melhoria continua, falamos de algo duradouro, falamos de comprometimento. Comprometer-se é não pensar só no momento, mas levar aquilo a que se propôs até o fim. É como jogar sementes para depois colher.
É preciso educar as pessoas para uma nova forma de trabalhar. A adoção de novos hábitos de trabalho é um processo lento e gradual, que deve levar em conta a realidade da empresa. Vai exigir muita repetição e reforço positivo até que se alcance a mudança desejada.
Mensagem retirada do livro O que podemos aprender com os gansos- Alexandre Rangel.