O reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Evandro Nascimento, utilizou a tribuna livre da Câmara Municipal de Feira de Santana na manhã desta terça-feira (8), para parabenizar a instituição pelos 45 anos de fundação. Em entrevista ao Acorda Cidade, o reitor destacou as ações desenvolvidas pela Uefs e principalmente, pela inserção dos estudantes e formandos no mercado de trabalho do próprio município.
"No último dia 31 de maio, a Uefs completou 45 anos de existência e estou hoje aqui utilizando o espaço da tribuna livre, para fazer o registro desse aniversário, pois aqui, é a casa do povo, temos aqui nossos representantes da nossa sociedade e apresentei um pouco o histórico e as ações desenvolvidas pela Uefs, e o que vem realizando nos últimos anos em prol da comunidade de Feira de Santana, como por exemplo na área da saúde, a clínica odontológica e destaco a inserção dos nossos estudantes em 20 Unidades de Saúde que temos aqui em nossa cidade", disse.
Ainda segundo o reitor, cerca de 900 estudantes da área de educação, estão atuando em escolas do município. "Falamos da saúde em prol da comunidade feirense, mas temos também cerca de 900 estudantes que estão envolvidos com professores em estágios nas escolas da rede pública de Feira de Santana. Existe essa troca de conhecimento, uma troca de experiência da Universidade com a escola", afirmou.
Além da área da saúde e educação, o reitor Evandro Nascimento também destacou durante seu discurso, a importância do resgate e permanência da cultura em Feira de Santana através do Centro Universitário de Cultura e Arte da Uefs (Cuca).
"Na área da cultura, temos o nosso Cuca oferecendo 2.200 matrículas em oficinas de arte todos os semestres e temos esse resgate da memória de Feira de Santana como o próprio Bando Anunciador, temos a memória regional através do Festival de Sanfoneiro e a realização de Feiras do livro", destacou.
Mesmo em período pandêmico, a Uefs manteve todas as atividades de ensino de pesquisa e de extensão. "Aqui eu também fiz o registro que apesar da pandemia, esse cenário adverso, nós estamos com as atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão em continuidade. A Uefs não parou nesse período, estamos terminando agora o semestre e em breve estaremos com nossas formaturas dos estudantes que seguem para o mercado de trabalho e estão encerrando esse ciclo. Fizemos uma grande adaptação para que os estudantes pudessem concluir e estamos felizes e contentes com este momento, pois é um momento de celebrar". (Por Gabriel Gonçalves, com informações do repórter Paulo José)