Acorda Cidade
A vida em condomínio exige regras de convivência que valem para pessoas com hábitos diferentes, por dividirem o mesmo espaço comum. Com a chegada das férias e do verão, surgem dúvidas relacionadas ao que é permitido ou não.
Para a contadora Larissa Villas Bôas, especialista em gestão condominial, a área das piscina e churrasqueira é um dos principais pontos de grande relevância, por ser uma área em que muitos condôminos têm interesse em usar neste período com amigos e familiares.
"Para se antecipar a eventuais problemas nestes espaços, o ideal é comunicar a administração com antecedência sobre o uso da área para que a portaria, zeladoria e até mesmo moradores possam estar ciente da utilização", explica.
Também, por parte dos moradores, é importante enviar para a administração do condomínio a relação de convidados, para evitar constrangimentos desnecessários na recepção dos mesmos. "Isto também significa garantir a segurança de todos", diz Villas Bôas.
A princípio, a utilização das áreas comuns por pessoas que não residem nos condomínios é aceita, em especial quando se trata de convidados ou mesmo parentes dos moradores.
A convenção dos condomínios costuma fixar regras para essa utilização, em geral fixando um limite de convidados por apartamento, ou vedando a utilização em eventos.
"Para os casos de locação, prezar pela boa convivência e pelo respeito aos demais moradores é fundamental", conclui a gestora e proprietária da Planejar Administração de Condomínios, em Feira de Santana.