Reativação do Aeroporto de Feira de Santana

O número de passageiros que utilizam o aeroporto de Salvador cresceu 61% nos últimos cinco anos.

A Infraero descartou a construção de uma segunda pista de pousos e decolagens no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães  para a  Copa do Mundo de 2014. A notícia informada à reportagem de A TARDE pelo  secretário executivo da Ministério do Esporte, Alcino Reis, que esteve em Salvador esta semana, coloca em xeque a capacidade futura do aeroporto. Com uma estrutura para  receber cerca de 6 milhões de passageiros por ano, o Aeroporto Luís Eduardo Magalhães já ultrapassou a sua capacidade e registrou, no ano passado, um movimento de 7 milhões de turistas. Um cenário que faz da infraestrutura aeroportuária o principal gargalo a ser superado por Salvador para receber os milhares de visitantes que deverão desembarcar na cidade durante a Copa do Mundo. Segundo levantamento feito junto à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o número de passageiros que utilizam o aeroporto cresceu 61% nos últimos cinco anos.  Esta situação deveria ser avaliada pelas autoridades de Feira de Santana e todos os políticos que a representam. O Aeroporto João Durval Carneiro, em nossa cidade, pode ser uma importante alternativa aérea do Estado. Entretanto, para “decolar” precisa de um esforço conjunto. O deputado federal Colbert Martins (PMDB) também apontou, através de um artigo, a necessidade de Feira de Santana defender a opção de ser a alternativa para ter o novo aeroporto da Bahia num momento de dificuldades de cunho ambiental para ampliação do Aeroporto de Salvador. “Não podemos deixar passar a oportunidade que nos é oferecida, e temos que nos preparar, toda a cidade, todo o povo, para as novas oportunidades de emprego, renda e de trabalho”, escreveu na ocasião.

Datafolha: Crivella lidera disputa para o Senado no Rio; em São Paulo, Marta Suplicy sai na frente

 

O senador Marcelo Crivella (PRB) lidera a disputa por duas vagas para o Senado no Rio de Janeiro, com 42% das intenções de votos, segundo pesquisa Datafolha, encomendada pela "Folha de S.Paulo" e pela TV Globo e divulgada segunda-feira (26). De acordo com o levantamento, o ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM) aparece em segundo lugar, com 31% da preferência do eleitorado, seguido pelo ex-prefeito de Nova Iguaçu Lindberg Farias (PT), com 20%. O deputado estadual Jorge Picciani (PMDB), presidente licenciado da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), aparece com 12%. Em seguida, vêm Marcelo Cerqueira (PPS), com 6%; Waguinho (PTdoB) e Milton Temer (PSOL), com 5%; Carlos Dias (PTdoB) tem 3%; Claiton (PSTU), 2%; e Wladimir Mutt (PCB) e Heitor (PSTU), 1%. Votos brancos e nulos somaram 28%; não quiseram ou não souberam opinar, 44%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 20161/2010.

Já em São Paulo, a petista Marta Suplicy é quem lidera a corrida por uma cadeira no Senado, com 32% das intenções de votos. O senador Romeu Tuma (PTB) e o ex-governador Orestes Quércia (PMDB) ficaram empatados tecnicamente, com 22% e 21%, respectivamente, na disputa pela segunda vaga. Ainda aparecem na lista Ciro Moura (PTC), com 19%; Netinho (PCdoB), com 15%; Moacyr Franco (PSL), com 9%; Ana Luiza (PSTU), com 5%; e Aloysio Nunes (PSDB), com 4%. Votos brancos e nulos somaram 26%; não quiseram ou não souberam opinar, 40%. O número de registro no TSE é 20164/2010.

Aécio e Requião lideram em Minas e no Paraná, respectivamente

Em Minas Gerais, o ex-governador Aécio Neves (PSDB) apareceu em primeiro lugar, com 62%. Em seguida, ficaram o ex-presidente Itamar Franco (PPS), com 41%; e Fernando Pimentel (PT), com 23%. O número de registro é 20164/2010.

No Paraná, Roberto Requião (PMDB) lidera com 50%, seguido por Gleisi Hoffmann (PT), com 28%; Ricardo Barros (PP), com 19%; e Gustavo Fruet, com 16%. O número de registro é 20158/2010.
O ex-governador Germano Rigotto (PMDB) tem a preferência do eleitorado no Rio Grande do Sul, com 41% das intenções de voto. O senador petista Paulo Paim apareceu em segundo, com 37%; e Ana Amélia (PP) em terceiro, com 33%. O número de registro é 20141/2010.

No Distrito Federal, o senador Cristovam Buarque (PDT) apareceu na frente com 42%, seguido pelo deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB), com 28%; e Maria de Lourdes Abadia (PSDB), com 23%. O número de registro é 20164/2010.

Na Bahia, o senador César Borges (PR) liderou, com 34%. Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT) obtiveram 26% e 20%, respectivamente. O número de registro é 20164/2010.
Em Pernambuco, o ex-ministro da Saúde Humberto Costa (PT) e o senador Marco Maciel (DEM) lideram a disputa, com 42% e 40%, respectivamente. Em terceiro, ficou Armando Monteiro (PTB), com 29%. O número de registro é 20140/2010.

O Datafolha ouviu 2.803 eleitores entre os dias 20 e 23 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, em São Paulo. Nos outros estados a margem é de três pontos, e no Distrito Federal é de quatro pontos. As informações estão disponíveis no site O Globo.

João Henrique Carneiro tem 39% de reprovação

 

Foto: Robson Mende/Correio

O prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro (PMDB), teve 39% de taxa de reprovação entre a população, segundo pesquisa do Datafolha divulgada terça-feira (27). O político teve nota média de 4,5, a mais baixa entre os prefeitos das sete capitais brasileiras pesquisadas (Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Porto Alegre e Curitiba). Carneiro foi aprovado por apenas 20%. Dois prefeitos do PSB ocupam os primeiros lugares na lista de mais bem avaliados. Os levantamentos foram encomendados pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”. O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PDSB),  teve a maior nota média, assim como o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda. Segundo informações do G1, a margem de erro do levantamento é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. (Política Livre/Correio)

Datafolha apresenta dois resultado em Pesquisa para o Senado

Algum erro, não justificado pelo instituto Datafolha, acarretou na divulgação de dois resultados distintos para a mesma pesquisa, de intenções de voto para o Senado na Bahia. De acordo com o que foi publicado no jornal Folha de S. Paulo de segunda-feira (25), César Borges (PR) aparece com 34% dos votos, Lídice da Mata com 26% e Walter Pinheiro com 20%. No relatório da pesquisa, divulgado no site oficial do instituto, entretanto, os números divergem. De acordo com estes dados, Lídice possui 22% dos votos, enquanto Pinheiro soma 18%. O levantamento, publicado no A Tarde desta terça-feira (26), aponta que Zé Ronaldo (DEM) foi lembrado por 9% dos entrevistados, Edvaldo Brito (PTB) ficou com 7% das intenções de voto, José Carlos Aleluia (DEM) com 6%, Edson Duarte (PV) com 4% e Carlos Sampaio (PCB) com 3%. Zilmar (PSOL) e França (PSOL) marcaram 2% cada e Albione (PSTU) marcou 1%. (Bahia Notícias)

Ceteb completa 12 anos

A Associação Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (ASCETEB) irá completar 12anos de fundada nesta quarta-feira (28).  A data será  comemorada com uma ampla programação, durante toda a manhã. Participa da programação o consultor de desenvolvimento humano, Kau Mascarenhas, além do superintendente da ASCETEB, Claudenir Machado.

Ficha Limpa derruba o 1º candidato

Foi barrado o primeiro candidato com base na Lei da Ficha Limpa. Athos Avelino Pereira, que concorre ao cargo de deputado estadual pelo PPS em Minas Gerais, teve seu registro de candidatura negado por cinco votos a zero no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na tarde desta segunda-feira (26). Segundo a Corte, as causas do indeferimento da candidatura foram a ausência de documentos para o registro (certidões criminais e cíveis, além de comprovante de escolaridade) e a inelegibilidade decretada em 2009. O TRE considerou Pereira como inelegível por três anos por cometer abuso de poder em 2008, quando tentou a reeleição para prefeito em Montes Claros (MG). De acordo com a decisão da época, o candidato também fez uso indevido dos meios de comunicação.

Buraqueira deixa comunidade do Pau de Légua isolada

Moradores da comunidade de Pau de Légua, no bairro Campo Limpo, fizeram uma manifestação, nesta manhã (27), reivindicando melhorias urgentes nas vias que dão acesso ao local. Durante o protesto, muitas mães reclamaram da falta de aula, a cerca de duas semanas, na Escola Municipal Professor Wílson Mascarenhas. “Nem as professoras conseguem chegar à escola”, disse a moradora Mara Nunes. Segundo ela, os ônibus do transporte coletivo não passam mais no local, deixando praticamente isolada a comunidade. Também revoltada com a situação, a dona de casa Juciara afirmou que as crianças estão sendo prejudicadas com a falta de aula. “Alguém precisa tomar providência”, apelou Juciara. A escola também precisa de mais professores para compor o quadro, segundo os manifestantes.

Fonte Nova: moradores temem que implosão danifique as casas próximas

Implosão do anel superior, domingo, 29 de agosto, terá estrutura de show(Marina Silva/Correio)

Antes mesmo de acontecer, o buuuum das dinamites que colocarão abaixo o anel superior da Fonte Nova estremece o coração de algumas pessoas. Com as casas já fragilizadas pelas detonações do metrô, os donos de 2,4 mil imóveis no entorno do estádio estão amedrontados com a possibilidade de mais prejuízos. Serão 17 segundos assustadores para quem ainda guarda em casa as marcas deixadas por cinco anos de explosões. As rachaduras nas portas e paredes, além dos afundamentos de pisos, não deixam ninguém esquecer. A cada explosão para abrir o túnel do metrô na Ladeira da Fonte Nova, os estragos se multiplicavam. Pior: diferente do que foi prometido, garantem os moradores, ninguém apareceu depois para consertar as estruturas danificadas.

Quartas Ambientais discute legislação

Legislação e combate a crimes ambientais é o tema da terceira edição do projeto Quartas Ambientais. O evento está marcado para esta quarta-feira (28), às 14 horas, no auditório da Secretaria de Saúde e terá como palestrante o capitão Moisés Brandão, chefe do Núcleo de Estudos Ambientais da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental da Bahia (Coppa). Promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, através do Departamento de Educação Ambiental, o objetivo do projeto é discutir questões relacionadas ao meio ambiente e, a partir disso, formular propostas advindas dos setores populares de Feira de Santana. (Secom)

Buracos na estrada atrasam abertura de Postos na Matinha

As Unidades de Saúde da Família (USF) do distrito da Matinha e do povoado de Alecrim Miúdo abriram mais tarde nesta terça-feira (27). O atraso foi gerado pela dificuldade de trafego, enfrentada pelo motorista que conduz o veículo que leva os profissionais de saúde de Feira de Santana até as unidades.  A estrada apresenta muitos buracos, tendo em vista as chuvas que caem no município. Segundo a coordenadora do Programa de Saúde da Família, Daniela Caribé, a população não deve prejudicada, pois um outro veículo está sendo providenciado. As informações são da Secom.

Procissão de Senhora Sant´Ana atrai centenas de fieis

A procissão de Senhora Sant´Ana, padroeira da cidade, atraiu centenas de fieis ontem (26) à tarde ao centro de Feira de Santana. Segue abaixo as fotos encaminhadas, através de e-mail, pelo fotógrafo Antônio Carlos Magalhães. O material foi produzido por Valdeir Lima.

 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários