Foto: divulgação
Apesar de não assumirem publicamente, o prefeito Tarcízio Pimenta e o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho travaram um duelo político. Pimenta já declarou apoio à candidatura do deputado Fernando Torres, e Ronaldo ao ex-secretário Antônio Carlos Borges Júnior. Torres e Borges vão disputar, pelo DEM, o cargo de deputado federal nas próximas eleições. O prefeito Tarcízio Pimenta afirmou que precisa avaliar o “projeto de viabilidade da candidatura de Borges”.
Marcha Azul Marinho em Brasília
Acontece amanhã (27), em Brasília, a Marcha Azul Marinho pela aprovação da PEC 534/02. A PEC cria vários benefícios para os guardas municipais, dentre eles o plano de carreira. Segundo Marcus Vinícius, da Guarda Municipal de Feira, 15 mil guardas, de todo o Brasil, vão participar da Marcha em Brasília.
Corregedor-geral suspende inserção do DEM na Bahia
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
A pedido do PT, o corregedor-geral eleitoral, Aldir Passarinho, suspendeu hoje a veiculação de inserções do Democratas na Bahia. Na representação protocolada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PT sustentou que o DEM e o candidato à Presidência da República apoiado pelo partido, José Serra (PSDB), teriam usado o espaço reservado à propaganda partidária para fazer propaganda eleitoral.Conforme a jurisprudência do TSE, a propaganda partidária deve servir para divulgar as ideias, plataformas e realizações dos partidos, não a candidatura de políticos. E, de acordo com a legislação, a propaganda eleitoral não pode ser feita antes de 6 de julho.Aldir Passarinho observou que duas das inserções exibidas contavam exclusivamente com a locução e a imagem de José Serra, que não pertence ao DEM. De acordo com o corregedor, nenhum integrante do DEM aparecia na propaganda.informações do Estadão
Vereador solicita apuração para convênio firmado entre Prefeitura e faculdade
Divulgação
O vereador Ângelo Almeida, hoje (26), durante seu pronunciamento na sessão legislativa, declarou que, no último dia 24, deu entrada com uma representação no Ministério Público, solicitando que seja impetrada uma ação civil pública, para apurar os motivos que levaram o município de Feira de Santana a firmar convênio com a Escola de Negócios do Estado da Bahia (ENEB), com o intuito de oferecer a formação de graduação a professores efetivos da rede municipal.Segundo o petista, vários professores, sem o nível superior, através desse convênio, optaram pelo curso de graduação da ENEB, visando, sobretudo, o diploma, para mudarem de referência e gozarem de todos os direitos e prerrogativas legais. “Entretanto, já faz 8 meses que terminou o primeiro curso e, no entanto, os professores estão sem o direito ao diploma porque o Ministério da Educação não reconhece esse curso oferecido pela ENEB”, denunciou Ângelo Almeida.Para o vereador, “essa situação é grave, pois, além de envolver dinheiro púbico, os professores estão prejudicados e se sentindo lesados”. Em seguida, Ângelo Almeida disse que espera que o Ministério Público faça uma investigação concisa do desenrolar real dos fatos. (Ascom/CMFS)
Negligências no Aterro Sanitário
Foto: Secom
A causa de dois acidentes, em menos de uma semana, no Aterro Sanitário de Feira, pode ter sido negligência, de acordo com explicações do secretário de serviços públicos, Luiz Araújo. O secretário disse que todos os trabalhadores são qualificados e orientados para seguir normas de segurança, mas, infelizmente, muitos não as seguem.
Alcione e Cintia renunciam cargos na CCJ
De acordo com matéria produzida pelo jornalista Ordachson Gonçalves, do site Tribuna Feirense, dois vereadores deixaram a Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), da Câmara Municipal de Feira. “O vereador Alcione Cedraz (DEM) renunciou ao cargo de membro da Comissão, na sessão desta quarta-feira (26). O edil alegou motivos pessoais para a decisão. Na sessão de ontem, a vice-presidente da Comissão, a vereadora Cíntia Machado, já havia renunciado ao cargo, após o projeto de lei que prevê a redução na carga horária de trabalho para profissionais de saúde, de autoria de Roque Pereira, receber parecer contrário da CCJ sem ter passado pelo seu crivo. Conforme o regimento interno da Casa, dois novos membros deverão ser eleitos para os cargos. A CCJ é presidida por David Neto (PMN)”
A comissão do MAP
Foto: Secom
Questões de inadimplência da entidade com o Município levaram comerciantes do Mercado de Arte Popular (MAP) a formar uma comissão composta por cinco pessoas com a finalidade de tratar de formas alternativas de gestão do equipamento público. A Associação dos Comerciantes atravessa uma séria crise financeira deixando de honrar compromissos, o que impossibilita a renovação do convênio para continuar administrando o equipamento. O prefeito Tarcízio Pimenta informou sobre a intenção da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em promover intervenções visando a revitalização do espaço.
Feirenses em movimento
Desde as 6 horas desta quarta-feira (26) a população feirense está mobilizada com a prática de atividades físicas em casa, no trabalho, na praça Macário Barreto do Tomba, no Espaço de Cultura, Arte e Lazer Marcus Moraes, no distrito de Maria Quitéria e no bairro George Américo. Trata-se da sexta edição consecutiva do Dia do Desafio, organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), em parceria com a Prefeitura de Feira de Santana.A iniciativa tem como objetivo incentivar as cidades dos cinco continentes a participarem da disputa. Ano passado, por exemplo, Feira de Santana disputou com a cidade de Nicolas Romero, no México e, este ano, concorre com General Mariano Escobedo, também no México, quando tenta o hexacampeonato.
Espaço de venda de carros
Foto: Secom
Técnicos e engenheiros da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), juntamente com especialistas da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), vão realizar estudos de viabilidade de estruturação de um espaço ao lado do Estádio Municipal Alberto Oliveira, o Jóia da Princesa, no Alto do Cruzeiro, visando atender reivindicações de comerciantes autônomos de carros usados instalados naquela região. Os comerciantes reivindicam a intervenção da Prefeitura de Feira de Santana o mais rápido possível com a finalidade de viabilizar infra-estrutura, já que em quatro anos que atuam no espaço sofrem com a falta de condições de manter o negócio de forma que consideram mais apropriadas.Conforme os relatos, não existem área coberta para proteger a eles e clientes do sol e da chuva, sanitários (masculino e feminino), telefone público (dois orelhões existentes no local estão quebrados há anos), entre outras condições para garantir o comércio na região. Os comerciantes também pedem a intervenção pessoal do prefeito visando a instalação de caixas eletrônicos de bancos e de um posto da 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) no local, já que, neste último caso, a sede do órgão estadual fica localizada do outro lado da cidade, no Conjunto Jomafa.
Melhorias no Centro de Cultura Maestro Miro
Foto: Secom
O Centro de Cultura Maestro Miro está desenvolvendo normalmente suas atividades após a reforma iniciada no mês de fevereiro. Quatro salas do equipamento estão totalmente reestruturadas.O Teatro Ângela Oliveira encontra-se totalmente renovado, após troca do piso de carpete pelo emborrachado e instalação de sonorização mais moderna. Cerca de treze cursos são desempenhados no Centro de Cultura Maestro Miro, entre eles: canto, violão, artes plásticas (pintura em tela e tecido), teatro infantil, dança de salão, dança flamenca, balé, jazz, dança do ventre, e teatro adulto e adolescente. Recentemente mais dois cursos foram inaugurados: o teatro para a terceira idade e a dança afro. Todas as oficinas são oferecidas pelo município e acontecem de segunda a sexta-feira. Atualmente, 1.350 alunos encontram-se matriculados na instituição. Segundo o assistente Aelson Mata, o objetivo é atender as pessoas de baixa renda para gerar, assim, o processo de inclusão social.
Secretaria de Habitação
Foto: Secom
A Secretaria de Habitação está com um esquema especial para atender ao público todas as quartas-feiras, a partir das 8 horas. O atendimento é realizado pelo próprio secretário de Habitação Magno Felzemburgh, na sede do órgão, situada na avenida Sampaio, 371.Cerca de 70 pessoas já procuraram este atendimento realizado semanalmente.