Política

Projeto reconhece profissão de trancista como patrimônio cultural

A profissão de trancista, segundo ela, é intrinsecamente ligada à história e à cultura na Bahia.

Foto: Valdemiro Lopes / Assessoria CMS
Foto: Valdemiro Lopes /Assessoria CMS

Na busca por valorizar as tradições culturais que moldaram a identidade de Salvador, a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice da Comissão de Reparação, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), apresentou um projeto de lei para reconhecer a profissão de trancista como patrimônio cultural imaterial da capital baiana. A profissão de trancista, segundo ela, é intrinsecamente ligada à história e à cultura na Bahia.

Reconhecendo essa relevância, a vereadora Ireuda Silva busca garantir a proteção, valorização e perpetuação dessa prática ancestral.

A republicana destaca que a iniciativa vai além do mero reconhecimento. “Também visa criar oportunidades de trabalho e renda para as trancistas, proporcionando um ambiente mais inclusivo e equitativo para essa classe de profissionais. Além disso, ao tornar a profissão de trancista um patrimônio cultural imaterial, Salvador abre portas para o desenvolvimento de políticas públicas que promovam a preservação e a difusão desse conhecimento, bem como a realização de eventos e celebrações que destaquem a importância das trancistas na cultura da cidade”, frisou.

Fonte: Bahia. Ba

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paloma

As tranças vem nos caminhos das orações, pois os antigos traçaram enquanto rezavam os seus. Resta saber se haverá a devida aceitação da trança no contexto religioso da atualidade…Temos que acolher o todo, inclusive os rezos e as antigas rotas de ” fuga”. Precisamos mudar a concepção das pessoas e entender que trançar suas antenas energéticas requer aceitação geopolítica e espacial.