Segurança

Projeto obriga segurança armado em escolas

É o que prevê o projeto de lei (PL) 3.632/2023, do senador Cleitinho.

estudantes
Foto: Studio Formatura/Galoi s Educação

estudantes
Foto: Studio Formatura/Galoi s Educação

As escolas públicas e particulares da educação básica podem ser obrigadas a manter pelo menos um profissional de segurança portando arma de fogo. É o que prevê o projeto de lei (PL) 3.632/2023, do senador Cleitinho (Republicanos-MG). 

De acordo com a proposição, o profissional deve ser treinado e qualificado para realizar a segurança preventiva e evitar ameaças à segurança de alunos, professores e funcionários. O PL 3.632/2023 altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394, de 1996), acrescentando um artigo sobre as medidas de segurança preventiva.

Segundo Cleitinho, a apresentação do projeto foi motivada pelo aumento do número de ocorrências de atos violentos em escolas desde 2019. “Professores, alunos e funcionários se sentirão mais seguros. Além disso, o agente de segurança poderá controlar a entrada de certos bens nas escolas, revistando alunos, mochilas, sacolas e malas onde possam ser escondidos armas e explosivos. Por outro lado, se ainda assim se aventurar a atentar contra as crianças, o criminoso sofrerá resistência eficiente por parte do agente de segurança”, defende ele na justificação do projeto.

Fonte: Agência Senado

Inscrever-se
Notificar de
guest
3 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Machado

Concordo plenamente! Já deveria a muito tempo haver um vigilante armado nas escolas, contra o efeito surpresa poderia evitar desastres ainda maiores do que já aconteceram, chamar o 190 não quer dizer que em 30 segundos haverá policiais armados para intervirem numa situação que exija força! Poderiam convocar policiais em fim de carreira para tal atividade.
É melhor do que o que cogitaram de treinar os professores para andarem armados pelo colégio!

Êveraldo Santana

Segurança com arma de fogo dentro das Escolas, não vai dar oque preste, terá mais efeito se aumentar a segurança contratando um “ronda” ao invés de entegar uma arma ao porteiro.

Victor

Porteiro é diferente de vigilante. Os Vigilantes possuem treinamento para portar tais armamentos. É bom se informar melhor.