Um projeto de autoria da vereadora Lu de Ronny (MDB), aprovado em segunda discussão na Câmara de Vereadores, propõe a criação de locais de descanso para profissionais de enfermagem que atuem nas unidades de saúde.
O PL 75/ 2021 precisa ainda ser sancionado pelo prefeito Colbert Martins. De acordo com Lu de Ronny, o projeto foi elaborado visando dar mais conforto aos profissionais da categoria, que geralmente assumem funções em mais de uma empresa pública ou particular.
“Foi de suma importância eu colocar esse projeto aqui na Câmara, o PL 75/ 2021, porque os enfermeiros têm a arte de cuidar e hoje carregamos uma responsabilidade tamanha no pós-cuidado com os pacientes. Portanto, se faz necessário que esses profissionais tenham, com certeza, o seu descanso em locais salubres, locais que tenham o conforto adequado, pois um plantão de 24 horas requer um descanso apropriado. Todo esse projeto foi normatizado em cima da lei da Constituição de 1988. Para estarmos bem para cuidar do próximo, precisamos estar bem fisicamente e mentalmente. O profissional de enfermagem para poder ter um salário digno tem que ter no mínimo três vínculos, e sai de um local e vai para outro. Sai de um plantão e vai para outro plantão”, afirmou a vereadora. (Por Laiane Cruz, com informações do repórter Paulo José)