Com a aproximação da virada do ano, muita gente começa a fazer planos para pôr em prática logo a partir de janeiro. Uma nova dieta, exercícios físicos, ler aquele livro esquecido na estante ou até mesmo procurar um emprego novo estão no topo da lista de mudanças.
Porém, muito maior do que a vontade de começar coisas novas é o desejo de deixar para trás tudo de desagradável que aconteceu no ano velho. É nesta hora que as ervas e os banhos energéticos entram em ação.
A força de um bom banho
Culturalmente reconhecidas como fontes naturais de boas energias, plantas como arruda, palma-da-rainha, manjericão e benjoim dão um empurrãozinho para quem quer se livrar do mau agouro, e de quebra, aumentam o faturamento dos comerciantes desses tipos de produtos.
“Nessa época do ano, o pessoal gosta muito de tomar banho de descarrego. Procuram muito o macaçá, que é um banho de prosperidade e outras folhas que também são para limpeza e descarrego são muito usadas nessa época”, disse Hélio Lima Ferreira, comerciante da Casa de Ervas Estrela do Mar, em Feira de Santana.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Rodeado por uma loja cheia de produtos naturais, que na crença popular trazem boas energias o ano inteiro, o comerciante confirmou que a procura por elementos para compor os banhos ajuda a alavancar as vendas no final do ano.
“Tem o banho pronto com extrato de ervas, banhos de aromas cheirosos, defumadores com mirra, incenso, benjoim, misturas com folhas cheirosas, varetas de incenso, sabonetes de silicone com aromas, cada um com um cheiro diferente. O pessoal procura muito o abre-caminho, tem para Oxóssi, Iansã, Exu, Vence Tudo, Comigo-Ninguém-Pode e a alfazema”, relatou Hélio.
A arruda em falta
A crença popular afirma que a arruda é uma importante aliada contra o mau-olhado. O apego à planta se tornou tão forte que é muito comum encontrar os mais otimistas no poder da erva com um galhinho dela na orelha.
Mas até este último final de semana, quem procurou o escudo natural contra a inveja em Feira de Santana teve dificuldade de encontrar. Hélio disse que os longos períodos de seca deste ano afetaram o desenvolvimento de plantas e ervas importantes para os banhos de descarrego.
“Está faltando muitas folhas provenientes da seca, não estamos encontrando. Arruda mesmo já tem mais ou menos uns três meses ou mais que não aparece. E arruda é bem procurada. Eu tenho um fornecedor que vai para uma cidade depois de Alagoinhas, perto de Sergipe, porque prometeram a ele encontrar arruda”, disse o comerciante.
O poder da fé
Apesar de ter uma variedade enorme de produtos e ervas naturais, Hélio Lima reforçou a importância de um ingrediente que faz toda a diferença em qualquer processo da vida: a fé. O comerciante lembrou que ela é um elemento muito forte em qualquer banho.
“A crença é forte e depende muito da pessoa ter fé. Não adianta a pessoa chegar e comprar o produto se ela não tiver fé. Tem pessoas que chegam aqui e querem comprar alguma coisa, mas não sabem nem fazer uma oração, nem rezar o Pai Nosso, e querem que as coisas deem certo. Não pode ser assim”, explicou.
Pai Helder de Ogum também concordou com a afirmação do comerciante. Em entrevista ao Acorda Cidade, ele descreveu um pouco dos rituais de banho de descarrego, onde as folhas e ervas têm seus poderes ativados pela fé.
“Buscamos nossos ancestrais, nossos orixás, para que a gente tenha nossa fé, nossa crença, para que o banho traga um bom ano novo, um bom processo, um ano de progresso para todos nós. Todas as ervas e banhos têm um segredo e eles se fortalecem quando a pessoa tem crença. Sem fé, você não pode fazer nada, pois a fé move montanhas”, afirmou Pai Helder.
O líder explicou que os banhos possuem preços acessíveis e que as limpezas de ambientes físicos como casas, veículos e comércios são os mais procurados no fim do ano. Ele descreveu um pouco dos rituais de purificação para ter um ano de progresso.
“A gente vai consultar os astrais, o jogo de búzios, e vamos verificar o que tem ali. Mas geralmente o custo não é alto. Levamos as ervas para fazemos o sacudimento, a limpeza espiritual, limpeza de boas-vindas para bom final de ano. Quem faz uma limpeza tem a certeza de que terá um ano melhor, desde que tenha fé e acredite, pois a fé está em primeiro lugar”, explicou.
A tradição
Girlene Leitão, de 32 anos, trabalha desde a adolescência no ramo do comércio de ervas. Com muita experiência na área, a vendedora afirmou, em entrevista ao Acorda Cidade, que está animada com o aumento na procura por ervas e banhos.
“Este ano a procura está imensa, até porque foi um ano de muitas lutas, muita dificuldade, e o pessoal sempre está procurando tomar os banhos. O mais vendido no momento é o Anakanan, que é um banho muito especial, tanto para o corpo quanto para o comércio e para a residência. Esse já vem pronto, mas o fundamental são as ervas”, destacou.
A vendedora também frisou o papel da seca na diminuição da oferta das ervas neste ano. Com muito bom humor e otimismo, Girlene aconselhou quem quer começar 2025 com o pé direito levar para casa uma garrafa de patchouli ou Anakanan.
“São plantas muito procuradas. A pessoa fica totalmente leve, totalmente descarregada, totalmente com bons fluidos. Esse é o banho perfeito para descarrego completo: para o corpo, casa, automóveis. Quem tiver uma moto pesada daquele jeito, pode jogar o Anacanã que resolve”, concluiu a vendedora.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão da jornalista Andrea Trindade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram