Presidente da Câmara pede respeito à colega

A confusão começou quando o vereador Marialvo Barreto pediu “uma parte” e se posicionou sobre um assunto que não estava em discussão

Foto: Andréa Trindade/Acorda Cidade

Um desentendimento entre vereadores, durante pronunciamento na Câmara Municipal, levou o presidente da Casa, Antônio Carlos Passos Ataíde, a solicitar respeito ao colega Luís Augusto Lulinha. A confusão se iniciou quando o vereador Marialvo Barreto pediu “uma parte” e se posicionou sobre um assunto que não estava em discussão. A atitude de Marialvo causou insatisfação de Lulinha, que logo foi chamado atenção pelo presidente da Câmara. Insatisfeito, Lulinha reclamou, afirmando que Ataíde “gosta de reprimir” e que teria alguma coisa contra ele. O presidente então ameaçou de retirá-lo da Câmara e também pediu respeito. Já o vereador Mariavaldo Barreto, disse que a mesa cumpriu o regimento, lhe concedendo espaço para fazer suas colocações.Após a discussão os trabalhos foram retomados

Três meses depois

Na última semana, o Programa Acorda Cidade registrou o recebimento de um telegrama, enviado pelo deputado federal Colbert Martins (PMDB), que dava votos de um “Feliz 2010”. O recebimento do telegrama causou estranheza, afinal o ano já havia iniciado há mais de quatro meses. Entretanto, o fato não apenas ocorreu com as mensagens enviadas por Colbert e sim com todos os impressos especiais da Câmara dos Deputados postados na Agência da ECT. A postagem ocorreu em dezembro de 2009, mas os impressos só foram remetidos em março de 2010.

Explicações

O problema motivou o deputado Colbert Martins a cobrar, através de Ofício, explicações ao presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Carlos Henrique Almeida Custódio, que já se posicionou. Segundo a assessoria do deputado , Custódio argumentou "que a falta de rastreabilidade dos objetos e a não discriminação dos endereços ou cidades dificultam a identificação pormenorizada da causa dos atrasos, conforme a análise da área técnica gestora e das Diretorias Regionais da ECT em Brasília e na Bahia”. A resposta do presidente da ECT foi bastante técnica e não apontou nenhuma solução para um problema que gera prejuízos a toda a comunidade, e não apenas às autoridades políticas. 

"Tá de boa"

Foto: A Tarde

O Política Livre informou nesta sexta-feira que a deputada federal Lídice da Mata quer distância da polêmica sobre a escolha do segundo candidato ao Senado na chapa do governador Jaques Wagner (PT), dizem amigos dela. A interlocutores, ela tem dito que  não faz restrição a nomes e que cabe a Wagner, que considera o comandante do processo, definir uma chapa ao Senado com nomes que mais agreguem para ele eleitoralmente. Por enquanto, ela prefere não se pronunciar e continuar aguardando uma definição do governador. Um político que conversou com a deputada recentemente disse que engana-se quem pensa que Lídice teme ter como companheiro de chapa outro nome de esquerda. “Lídice é de esquerda e sempre defendeu uma posição de esquerda. Porque ela iria agora temer integrar uma chapa com perfil de esquerda?”, reage.
 

Proibido

Foto: Liderança da Oposição

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou nesta quinta-feira (6), por meio de liminar, que o presidente do Partido Democratas (DEM), Paulo Souto, retire de circulação, no prazo máximo de 48 horas, os adesivos com a mensagem “Paulo Souto. Nesse eu confio”, que foi considerado pela Corte propaganda eleitoral antecipada. O descumprimento da ordem acarretará em pena de multa diária no valor de R$ 1 mil. A liminar é resultado de representação protocolada pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-BA) no final de abril. O Tribunal determinou também a suspensão de toda e qualquer distribuição do referido material. Na apuração, o TRE constatou a intenção do segundo representado na ação, Raimundo Dias Viana, em promover a candidatura de Souto por meio do adesivo afixado em seu próprio veículo. Para o procurador Regional Eleitoral, Sidney Madruga, não há dúvidas de que o objetivo da propaganda é lançar, de forma ostensiva e prematura, a candidatura de Paulo Souto ao governo estadual. "A veiculação dos adesivos se constitui em verdadeira burla à legislação, ao difundir, em época proibida, o nome de um eventual candidato, com o objetivo de facilitar a sua receptividade durante o período de campanha eleitoral, além de acarretar franca desvantagem aos demais concorrentes", afirma o procurador.  A PRE aguarda, agora, o julgamento do mérito da representação, na qual pediu a condenação de Souto e de Viana ao pagamento de multa, que pode variar entre cinco mil e R$ 25 mil. (Fonte: BN)

Em cabuçu

A foto acima foi tirada em Cabuçú. O mesmo adesivo também já foi visto por leitores do Acorda Cidade em veículos circulando em Feira de Santana, há uns três meses. Se a candidatura da primeira-dama Graça Pimenta sai ou não, até agora não sabemos ao certo. Mas que ela já tem eleitores não tenha dúvida.

Ônibus e o usuário

Foto: secom

São incontáveis o número de reclamações que a produção do Acorda Cidade recebe de usuários do transporte coletivo urbano de Feira de Santana. Está visível que apenas a inserção de novos veículos no Sistema Integrando de Transportes não vai resolver o problema. É preciso um estudo de mais detalhado para conhecer a necessidade de cada bairro, baseado em número de usuários por localidade, horários de pico,  quilômetros de descolamentos para cada linha, a fim de resolver principalmente o problema dos atrasos. Talvez isso tudo já tenha sido feito também, mas o problema ainda existe. A população pode não está insatisfeita somente com o aumento da passagem, mas sim com o fato de que o valor gasto diariamente com o transporte não seja compensado pela qualidade do serviço. Uma leitora do bairro Subaé, e servidora da Universidade Estadual de Feira de Santana relata que para chegar a UEFS às 13 h, ela precisa sair de casa pelo menos 11h (2 horas de antecedência), sem garantia nenhuma de que conseguirá chegar pontualmente.

Relato

“No bairro Subáe há cinco ônibus que fazem o transporte até o centro da cidade, mas é usual esperarmos 40, 50 minutos e até mesmo mais de uma hora por ônibus sujos, velhos e em péssimas condições de conservação. Os ônibus não têm ou não cumprem horários e os moradores ficam impossibilitados de marcar compromissos com horários e contar com o serviço de transporte coletivo. São deprimentes as condições do transporte coletivo na cidade de Feira de Santana. O transporte é caro, ineficiente e com veículos precários, sujos e que quebram constantemente".

Atraso

A servidora cita  também o transporte da Estação Central para a UEFS. “Na última terça-feira (04) fiquei mais de 45 minutos esperando por um ônibus para a UEFS (qualquer das três linhas – UEFS Direta, UEFS Sobradinho ou UEFS Mª Quitéria) e isso tem se tornado situação comum.”  Um motorista da linha UEFS Sobradinho denunciou a servidora, que antes  implantação do SIT, havia ao total 18 ônibus que faziam o transporte do centro para a UEFS, hoje são apenas 6 (seis). Ela questiona sobre o que está acontecendo com o transporte público nessa cidade: “Não posso pensar que a solução seria eu comprar um carro. Posso fazer isso, mas penso também na situação de todos os trabalhadores e estudantes da cidade que dependem diariamente do transporte público para se locomoverem. Uma cidade do porte de Feira de Santana não pode padecer com um sistema de transporte nas condições que tenho presenciado em minhas tentativas de chagar à UEFS diariamente, desabafou. 

 1.396 visitas

A Escola Itinerante de Informática, o Ônibus Digital, já recebeu 1.396 visitas desde quando foi inaugurada, no dia 26 de fevereiro deste ano, até sábado (2).Nesse período, o ônibus percorreu inúmeros bairros da cidade e levou Internet gratuita para moradores, especialmente para quem não possui computador próprio em casa, em uma agenda de atividades ininterrupta. O veículo esteve presente em bairros como Tomba, Cidade Nova, Jardim Cruzeiro, São João e Capuchinhos, bem como no centro da cidade, além do distrito de Humildes. 
 

CDL – 48 anos 

A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Feira de Santana, comemora 48 anos, no dia 09 de maio.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários