Depois do desabafo no programa Acorda Cidade na última sexta-feira, quando expôs os problemas existentes no distrito da Matinha, o administrador Alberto Pereira, o Cafuringa foi exonerado do cargo. Em entrevista hoje no programa o prefeito disse que no governo não tem lugar para pessoas insatisfeitas. O decreto informando a exoneração foi publicado neste sábado. (Leia mais)
Candidatura
O Deputado Estadual Fernando Torres anunciou ontem que vai tentar uma vaga na Câmara Federal. O anuncio foi feito numa churrascaria da cidade, onde ele reuniu representantes da imprensa e vários políticos em um jantar.
Jantar com recados
O jantar foi recheado de recados. O primeiro a ser atingido pelo bombardeio foi o ex-secretário de Agricultura, Mário Borges , que representou o ex-prefeito José Ronaldo. O vereador Tom estranhou que Mario Borges representando o ex-prefeito não declarou o apoio dele á candidatura de Fernando Torres. O candidato Humberto Cedraz disse que os líderes não devem ter candidato único, “o apoio tem que ser igual para todos”. Vereador Getúlio Barbosa numa noite inspirada fez um discurso empolgado declarando o apoio ao radialista Carlos Geilson para deputado estadual e para deputado federal, Fernando Torres. No discurso o vereador aproveitou para mandar o recado dele também, dizendo que na gestão do prefeito Tarcízio Pimenta, os vereadores são tratados com respeito.
Bom começo
O deputado Fernando Torres começa bem a campanha com o apoio de seis vereadores: Getúlio Barbosa, Zé Curuca, Gerusa Sampaio, Eweton Carneiro (Tom), Sebastião Bastinho e Rony. Os seis estavam presentes na solenidade que contou também com a presença do prefeito Tarcízio Pimenta e da primeira-dama Graça Pimenta.
No discurso o prefeito praticamente garantiu a candidatura da esposa à deputada estadual, quando disse que “ ela não vai atrapalhar ninguém, mesmo porque eu tive uma boa votação para deputado estadual ”. Com essa frase o prefeito deixa claro que pretende transferir os votos dele para a primeira-dama.
Fotos: Aparecida Machado
Semana do Artista Feirense vetada
O projeto de Lei que institui a Semana Municipal do Artista Feirense, de autoria do vereador Ângelo Almeida e aprovado por unanimidade pela Câmara, em primeira votação, foi vetado parcialmente pelo prefeito Tarcízio Pimenta por inconstitucionalidade. Para organizar a Semana Municipal do Artista Feirense a Secretaria de Cultura teria que ser nomeada uma comissão que se responsabilizaria pela execução do projeto. O grupo de trabalho seria formado por representantes da Secretaria de Cultura, através da Fundação Cultural Egberto Costa, da Uefs, do segmento musical, das artes cênicas, plásticas, artesanais e da Academia Feirense de Letras. De acordo com informações do Veto nº 001, de 28 de abril de 2010, a criação da Semana, que busca a preservação e estímulo à cultura, por si só não causa despesa à Municipalidade e a instituição de uma Comissão pelo Poder Legislativo para integrar o Executivo deve ser repelida porque fere a competência que é inerente ao Chefe Poder Executivo. Além disso, o veto considera que de modo desordenado o Projeto almeja implementar vistorias, sujeitando-as a tabelas e anexos que se quer integram a Lei e proposta.
Vetado recolhimento de sacolas
Foi vetado integralmente o Projeto de Lei que “ Dispõe sobre a substituição e recolhimento de sacolas plásticas em estabelecimentos” em Feira de Santana, de autoria do vereador Carlos Alberto Costa Rocha, aprovado em primeira votação, por unanimidade em Sessão da Câmara Municipal. O projeto institui a substituição e recolhimento de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais localizados no município, como forma de colocá-las à disposição do ciclo de reciclagem, visando proteger o meio ambiente. O descumprimento da lei implicaria em multa, contra a empresa infratora. Embora o Projeto demonstre relevante preocupação ecológica o projeto é considerado contrário ao interesse público e de certa forma conflituosa porque causará grande debate jurídico sobre sua constitucionalidade.
Mudanças na PM
Foto: Reprodução
Acontece no próximo dia 04 (terça-feira) na sede do 1º Batalhão de Polícia Militar a transmissão de cargo do Comando de Policiamento Regional Leste. O Acorda Cidade foi convidado pelo Coronel da Polícia Militar Regis Mascarenhas, Comandante Geral da PMBA e pelo Coronel PM Albérico Andrade Filho, atual comandante do Comando de Policiamento Regional Leste para participar da solenidade. Outra mudança ocorrerá na 1º Companhia, que foi transformada em 64º Companhia Independente da Polícia Militar, por decisão do Governo Estadual: O Capitão João Antônio Pessoa da Silva Neto passará o comando para o Major PM Jáder Martins Marques da Silva e exercerá função no Subcomando da 66ª CIPM, Região Leste de Feira de Santana.