Prazo para sacar abono do PIS termina dia 30

Cerca de 574 mil ainda não retiraram o dinheiro, segundo último balanço da Caixa Econômica Federal

O prazo para que os trabalhadores saquem o abono salarial do PIS termina no dia 30, e cerca de 574 mil ainda não retiraram o dinheiro, segundo balanço divulgado pela Caixa Econômica na sexta-feira (18). A Caixa já pagou cerca de R$ 6,4 bilhões até sexta-feira (18). No total, perto de 14,5 milhões de trabalhadores têm direito ao abono. O saque pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, nos terminais de autoatendimento ou nas lotéricas, com o Cartão do Cidadão. Se não tiver, é preciso levar a carteira de trabalho e o número do PIS. Tem direito a receber o abono quem foi cadastrado no PIS (ou Pasep até 2003); trabalhou pelo menos 30 dias consecutivos em 2008, com carteira assinada; recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais; e teve seus dados informados corretamente na Rais (Relação Anual de Informações Sociais).

Lula cancela viagem para monitorar ajuda à pessoas atingidas pela enchente no Nordeste

Foto: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou a viagem que faria hoje à tarde para Toronto, no Canadá, onde participaria da reunião do G-20 (grupo que reúne as 20 maiores economias  do mundo). A informação foi dada pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, que despachou nesta manhã com o presidente, no Palácio da Alvorada. De acordo com o ministro, Lula ficou impressionado com as imagens que viu, ontem, no Nordeste, ao visitar algumas cidades atingidas pelas chuvas. Por isso, ele decidiu monitorar de perto o auxílio às vítimas.

Nadadora pode ser a vice na chapa de Serra

Foto: Divulgação

Um dia após a divulgação da pesquisa CNI/Ibope que o mostrou pela primeira vez atrás da rival do PT, Dilma Rousseff, o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, passou o dia ao telefone consultando os líderes mais influentes do partido tentando definir o vice de sua chapa. Serra discute, entre outros nomes, a escolha de Patrícia Filler Amorim para o posto. Patrícia, de 41 anos, é atleta e presidente do Clube de Regatas Flamengo. Em telefonemas a vários interlocutores, entre os quais o ex-governador de Minas Aécio Neves e o senador Tasso Jereissati (CE), Serra diz que está recolhendo opiniões e ouvindo. Ao mesmo tempo, porém, não esconde seu entusiasmo pessoal com a escolha da nadadora que foi 28 vezes campeã brasileira e estabeleceu os recordes sul-americanos nos Jogos Olímpicos de Seul, 1988.

Dois pré-candidatos baianos estariam na mira do Ficha Limpa

O site Congresso em Foco fez um levantamento que identificou o nome de 41 políticos, entre pré-candidatos e agentes públicos de expressão nacional ou regional, que devem ter as candidaturas impugnadas pela Justiça eleitoral. Com as ameaças de inegibilidade, a largada aos Tribunais Regionais Eleitorais em busca de recursos deverá ser dada a partir do próximo dia 5, prazo final para a homologação das campanhas. Destes 41, dois são baianos: Coriolano Sales (PSDB), que renunciou em 2006 ao mandato de deputado federal pelo antigo PFL, após ter seu nome apontado como suspeito de envolvimento com o escândalo das Sanguessugas, que envolveu fraudes na compra de ambulâncias. Pode ficar inelegível até 2015; e Joseph Bandeira (PT), que teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) referente ao período em que esteve à frente da prefeitura de Juazeiro. (Congresso em foco)

STF recebe 1ª ação contra ficha limpa, mas envia ao TSE

O ex-presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, que teve seu mandato cassado, José Carlos Gratz (PSL) entrou com a primeira ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contestando a lei da ficha limpa. A norma torna inelegíveis já no pleito deste ano políticos condenados em decisão colegiada, mesmo antes da vigência da lei. Gratz teve seu mandato cassado em 2002. Em mandado de segurança, Gratz pede que seja reconhecido “seu direito líquido e certo de participar de convenções partidárias e de ter seu pedido de registro de candidatura deferido” e que seja concedida liminar para suspender os efeitos do entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em relação à aplicação da lei da ficha limpa nestas eleições.

TSE quer barrar projeto que muda ordem de candidato na urna eletrônica

Foto: Divulgação

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, enviou ontem (24) ofício ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, senador Demóstenes Torres (DEM-GO) e aos líderes dos partidos na Casa, pedindo para que os senadores não aprovem a alteração na ordem de aparição dos candidatos na urna eletrônica, votada na quarta-feira pela Câmara dos Deputados. Analisado em tramitação relâmpago, o projeto de lei determina que a opção de escolha para deputado federal apareça primeiro na urna eletrônica, modificando a regra estabelecida pelo TSE, em 2008, que tinha alterado a ordem colocando os deputados estaduais em primeiro na ordem de voto, seguidos pelos federais.

Governador descansa durante o São João

Foto: Divulgação

Ao contrário dos adversários, o governador, Jaques Wagner (PT), optou por uma agenda mais light neste São João. A assessoria do gestor que o petista passará o feriadão ao lado da família e só contará com uma programação mais agitada nesta sexta-feira (25), na cidade de Cachoeira. Lá, todo o secretariado da máquina estadual e os titulares despacharão suas demandas, em uma ação que se repete pela terceira vez, desde que foi aprovada uma lei, em que determina que todos os anos no dia 25 de julho a sede do governo seja instalada em Cachoeira. As informações são do Bahia Notícias.

São João de Geddel é político

Foto: Divulgação

O candidato do PMDB ao governo do Estado, Geddel Vieira Lima, não perdeu tempo na quinta-feira (24) de São João e matou o chamado “dois coelhos com um só tiro”. O peemedebista participou de uma das maiores caminhadas juninas do interior da Bahia: o Arrastão do Sabiá, na cidade de Gandu. É um festejo tradicional que referenda o santo, assim como é bastante explorado politicamente. Além de parte da “tropa de elite” do ex-ministro, como o senador César Borges (PR) e o deputado Leur Lomanto Jr. (PMDB), o deputado do DEM Jorge Khouri também foi presença marcante na cidade. (Bahia Notícias)

Maratona junina de Paulo Souto

Foto: Divulgação

Até agora, a agenda do candidato ao governo da Bahia pelo DEM, Paulo Souto, é a mais extensa entre os postulantes ao comando da máquina estadual, neste São João. Ele pretende visitar seis cidades. Após ter prestigiado os festejos juninos em Santo Antônio de Jesus na quarta-feira, o democrata acompanhou o forró nas cidades de Barrocas e Valente (ambas no nordeste do estado). Hoje (25), o político parte para o município de Mairi, na região de Itaberaba, onde estará reunido com lideranças partidárias. O município de Macaúbas será o destino da caravana de Souto no sábado (27). A maratona de político junina do postulante ao Palácio de Ondina termina em Paripiranga, terra natal de um dos seus caciques José Ronaldo, candidato ao Senado da ala. (Bahia Notícias).

Dunga pede desculpa por palavrões

Foto: Divulgação

O técnico da seleção brasileira, Dunga, pediu desculpas aos torcedores do país, ontem (24), pelos palavrões ditos no ar durante a entrevista coletiva do último domingo, após a vitória por 3 a 1 sobre a Costa do Marfim. Na ocasião, o treinador se estranhou com o comentarista da TV Globo Alex Escobar. "O que foi? Algum problema aí?", perguntou Dunga em tom de ironia. "Não, nenhum, não estava olhando para você, respondeu Escobar. No "Fantástico", a emissora reproduziu a cena e mostrou momentos da entrevista em que, com o microfone aberto, Dunga proferiu palavrões. Essa não foi a primeira vez em que Dunga comete indelicadeza à imprensa brasileira.

 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários