Atualizado às 17:00
A merenda escolar, das unidades de ensino do município, é constantemente motivo de queixas e preocupação. O problema agora está na qualidade do produto, ou melhor, na má qualidade. A merenda que chegou a várias escolas está estragada e apresenta disparidades no que se refere às datas de fabricação e validade. O prefeito já determinou rescisão contratual com a empresa fornecedora, mas a grande dúvida é a seguinte: porque não se inspecionou o alimento antes de enviá-lo para as escolas? Não existe fiscalização?
Feira Digital apresentado em Niterói
Foto: Secom
O programa Feira Cidade Digital, implantado pela Prefeitura de Feira de Santana, será uma das iniciativas de sucesso destacadas durante a realização do 1º Seminário de Desenvolvimento da Gestão Municipal, que acontecerá na segunda-feira (24) e na terça-feira (25) no Hotel Quality, na cidade de Niterói, Estado do Rio de Janeiro. Organizado pelo Departamento de Engenharia de Telecomunicações, da Universidade Federal Fluminense (UFF), o evento tem como objetivo divulgar ações que convergem com o enfoque de inclusão sócio-digital. O seminário tem como público-alvo prefeitos municipais de todo o país e deve reunir aproximadamente 300 executivos. O presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, César Orrico, será o palestrante na apresentação de “Caso de Sucesso: Feira Digital”, que consta na programação do primeiro dia do evento.(Secom).
300 pacientes por dia
Foto: Secom
Além da reforma geral, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Milésio Ledoux Vargas, localizada na rua Petronílio Pinto, no bairro Baraúnas, foi contemplada com a instalação do Programa Saúde Digital. O ato inaugural foi presidido pelo prefeito Tarcízio Pimenta, na manhã desta sexta-feira (21), acompanhado de secretários, vereadores e moradores do bairro e adjacências. A unidade está em pleno funcionamento. Além da reforma geral, o que inclui pintura interna e externa e reparos no telhado, a UBS recebeu 12 computadores e sala de sinais vitais. A unidade presta serviços odontológico, de pediatria, enfermagem e ginecologia, além de atendimento para diabéticos, pré-natal, sala de medicamentos, vacinação, curativos e agentes de saúde. São cerca de 300 pessoas atendidas diariamente.
O que já era ruim ficou ainda pior
Fotos: Andrea Trindade/Acorda Cidade
A grave situação do Mercado de Arte está sendo agravada pela paralisação de seus funcionários, que já não recebem pagamento desde fevereiro. Outros problemas, como o ataque de cupins e o calor intenso, relacionado ao telhado, influenciam de forma negativa o comércio no local. Os problemas no Mercado não param por ai. Hoje é a Prefeitura que paga a conta de energia dos comerciantes que, por sua vez, não pagam a Associação gestora e esta deve mais de $ 50.000 a Embasa. Mesmo não sendo responsável pelo seu gerenciamento, mas dona de seu patrimônio, a Prefeitura de Feira terá que intervir para que o MAP não deixe de funcionar.
Dez anos sem atualizar
O prefeito Tarcízio Pimenta publicou hoje (21), uma Portaria para a atualização das taxas de acesso de veículos ao Centro de Abastecimento. Os valores cobrados pelo Departamento de Abastecimento, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, não eram reajustados há dez anos. As taxas definidas vão de R$ 7,50 a R$ 45,00.
Copa e política
A cada quatro anos as eleições presidenciais e a Copa do Mundo monopolizam a atenção dos brasileiros. Ao contrário da avaliação de que futebol não combina com política, o Mundial pode se tornar, segundo especialistas, uma excelente oportunidade de exposição para candidatos que disputam o voto do eleitorado. "Os pré-candidatos devem aproveitar o gancho da Copa para aumentar sua exposição na mídia", atesta o consultor e professor de marketing esportivo Erich Beting. Como exemplo, ele cita o tucano José Serra e a petista Dilma Rousseff, que fizeram coro pela convocação do atacante Neymar e do meia Paulo Henrique Ganso, ambos do Santos. Até Marina Silva (PV) se juntou aos adversários. (Agência Estado)
Recorde em atendimento
Foto: Secom
O Programa Saúde Digital está completando um ano de implantação em Feira de Santana. A modernização do sistema de saúde pública foi comemorada na manhã desta sexta-feira (21),durante entrega da nova padronização de cores da Policlínica do Tomba Centro de Saúde Osvaldo Monteiro Pirajá. O bairro Tomba foi a primeira a ser contemplado com esse serviço.Em apenas um ano de implantado, o Programa Saúde Digital já registrou mais de 250 mil atendimentos, além de mais de 590 mil procedimentos diversos. Somente este ano, de janeiro a maio, foram realizados mais de 99 mil exames médicos nas unidades de saúde.Outro dado que chama atenção diz respeito a agilidade do serviço. Em um ano, somente na Policlínica do Tomba foram prestados 206.380 atendimentos, entre consultas e procedimentos, e cadastrados 65% dos moradores do bairro, o equivalente a 32.500 pessoas. Nos primeiros quatro meses deste ano, a unidade realizou 23.106 consultas de emergência e 340 transferências. (Secom)
Jornal Nacional:
O Portugês e a Ficha Limpa
A lei aprovada na última quarta-feira no Senado para barrar candidaturas de condenados pela Justiça está no centro de uma polêmica por causa da mudança de uma palavra no texto. Mais precisamente, por causa de um verbo. A confusão foi causada por uma mudança no tempo verbal. Os deputados usaram a expressão ‘os que tenham sido’ e os senadores trocaram por ‘os que forem’.
Com a palavra, o professor
Segundo o professor de português Marcos Paco, o “fato possível no passado, apenas, fato possível no futuro. Se a intenção dos nossos senadores era que fosse o mesmo sentido, com certeza eles cometeram um erro básico de língua portuguesa”.
Com a palavra, o deputados
Os deputados disseram que a mudança poderia dar margem para que a lei da Ficha Limpa só seja aplicada daqui pra frente.“Nós abrimos mais espaço para que condenações já existentes sejam desconsideradas”, declarou o deputado Flávio Dino (PC do B -MA). O senador Francisco Dornelles, que propôs a mudança, disse que foi apenas para acertar a redação do texto. “No sentido de tornar mais claro com essas mudanças feitas e que nada modificaram o núcleo e os objetivos do projeto”, afirmou.
Com a palavra, o relator
O relator do projeto no Senado, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), afirmou que é comum no mundo jurídico usar a expressão ‘os que forem’ para englobar passado e futuro.“Toda nova conduta ou aquela que estão sendo julgadas poderão gerar inegibilidade, basta que o Judiciário declare dessa forma”.
Com a palavra, a CNBB
Para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), pais do projeto da Ficha Limpa, a troca de expressões não muda nada.“Não tem, pois, nenhum fundamento os comentários repercutidos na mídia de que referida emenda de redação poderia ter alterado o sentido do projeto impedindo a sua aplicação às condenações anteriores à aprovação do Ficha Limpa”, afirmou Francisco Whitaker, do Comitê Nacional de Combate à Corrupção. O projeto torna inelegível o candidato condenado na Justiça por um colegiado, um grupo de juízes. O candidato tem o direito de recorrer da decisão. Mas os processos contra ele passam a ser julgados com prioridade. O político com mandato que for condenado pela Justiça fica proibido de se candidatar pelo resto do mandato e mais oito anos. Quem renunciar ao mandato para fugir da cassação fica inelegível. Quem foi condenado e já cumpriu a pena pode se candidatar. Mas quem ainda está cumprindo pena não tem direito a disputar a eleição.
Com a palavra, o presidente do TSE
O presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, disse que o tribunal vai esclarecer o quanto antes se as novas regras do Ficha Limpa vão valer já para as eleições deste ano e se elas podem ser aplicadas para quem já responde a processo. Ricardo Lewandowski elogiou o projeto. “Eu acho que é um grande avanço nos costumes políticos. É uma homenagem ao princípio da moralidade administrativa que é um dos princípios básicos da nossa constituição republicana”, disse.
30 anos de Pac-Man
O site de buscas do Google já é bem conhecido por adaptar seu logotipo a situações ou datas especiais.Hoje, o site foi um pouco mais além e colocou à disposição um logotipo jogável para comemorar o aniversário de Pac-Man, que completa hoje 30 anos. Durante 48 horas, quem visitar a página poderá se divertir pelos 255 níveis desse clássico na história dos games, que já ganhou versões para diversos consoles e portáteis e até mesmo uma série de desenhos animados produzida pela Hanna-Barbera em 1982. Quando se esgotam as três vidas, o jogador depara-se com a tela de “game over” e, logo depois, é redirecionado para os resultados da pesquisa “PAC-MAN 30th Anniversary”, sendo que o primeiro deles, claro, é o site comemorativo oficial, com a retrospectiva da série. Uma boa oportunidade para saber mais sobre a franquia e relembrar. (Adrenaline)
Neste final de Semana
Foto: Reginaldo Lima/Acorda Cidade
Acontece neste sábado (22) e domingo (23), no Parque de Exposições João Matins da Silva, o Expo Autopark, um mega evento automotivo promovido pela Inresult Assessoria e Projetos. Segundo a coordenadora do evento Margareth Cedraz, que esteve no Acorda Cidade na manhã de hoje, o Autopark “vai movimentar o final de semana em Feira de Santana e região reunindo num mesmo espaço tudo o que o brasileiro gosta”. A exposição no sábado vai das 09 às 20 horas e no domingo, das 9 às 17 horas. Para os apreciadores de esportes radicais, muita adrenalina com exibições de wheeling, carros antigos, tuning, carros transformados além de outros atrativos. Uma praça de alimentação será montada no Parque de Exposição, dando sustentação ao evento e conforto para os visitantes.
Escola reinaugurada
Foto: Secom
“A cada realização, a certeza de um futuro ainda melhor, especialmente, para a classe estudantil de Feira de Santana”. Assim definiu o prefeito Tarcízio Pimenta ao destacar a importância da reinauguração da Escola Municipal André Custódio Ferreira, no povoado de Socorro, distrito de Tiquaruçu, que foi totalmente reformada, além da instalação e a colocação de novos equipamentos e mobiliário.O ato de entrega da unidade de ensino aconteceu na manhã desta sexta-feira (21). Na oportunidade, o prefeito Tarcízio Pimenta fez um breve balanço do setor educacional, ressaltando a série de escolas que estão sendo recuperadas pelo Governo Municipal – a terceira entregue a comunidade somente em uma semana.
Combate a dengue
Foto: Secom
O conjunto Feira X está recebendo uma ação intensificada contra a dengue na manhã desta sexta-feira (21). Realizada pela Secretaria de Saúde, através de um trabalho conjunto entre a Divisão de Vigilância Epidemiológica e as coordenações de dengue e de endemias, a ação é motivada pelo número de notificações no local. Do mês de janeiro até o mês de abril, foram notificados 50 casos suspeitos de dengue na localidade. Os 35 agentes de endemias e a equipe de educação e saúde estão percorrendo os pontos mais preocupantes do local para esclarecer a população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. (Secom).
É hoje
Ações Táticas Internacionais
Foto: Secom
Mais sete guardas municipais de Feira de Santana participaram da segunda chamada do Treinamento de Avaliação Física (TAF), curso preparatório para o Curso de Ações Táticas Internacionais (Cati) da Swat (unidade de Polícia especializada nos departamentos das grandes cidades norte-americanas). A seleção foi realizada no Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira, na manhã desta sexta-feira (21), das 8 às 9 horas. Durante o curso, os guardas foram submetidos a atividades como apoio, flexões e a uma corrida de 1.800 metros, monitorados pelo guarda municipal Marcos Vinicius Alves. Ao todo, 60 homens serão preparados, segundo o guarda municipal Élio Santos. (Secom)