Um provérbio popular garante que é pelo dedo que se conhece o gigante. São pequenas ações que mostram o caráter de uma pessoa. Na vida existem poucas oportunidades para ser herói, mas nosso dia está marcado por pequenos gestos, que podem revesti-lo de grandeza e fazer a felicidade dos demais. Alguém elencou dez pequenos gestos que qualificam o agir humano:
Dê atenção às pessoas. Não importa que sejam ricas ou pobres, jovens ou idosas, conhecidas ou desconhecidas, educadas ou descorteses. Pelo seu sorriso mostre-lhes que são importantes.Mantenha o otimismo. Agradeça a Deus o dom da vida e veja somente o bem que existe em cada pessoa. A vida é curta demais para desperdiçá-las com amargura.
Cultive sempre o diálogo. Dialogar é, antes de tudo, ouvir o que a outra pessoa tem a dizer. Mesmo quando você tem a obrigação de discordar, faça isso com simpatia e respeito. E sempre mantenha abertas as portas para uma nova conversa.
Seja amigo sincero e prestativo. Muitos querem ter bons amigos e amigas , mas há quem esqueça de ser amigo. Isto significa cordialidade, respeito, atenção. Mostre interesse pelos outros. Ninguém gosta daquele que se coloca como centro do mundo, querendo ser constantemente elogiado.
Reconheça seus próprios erros. Afinal, você é humano, dê-se ao direito de errar e admita perante o outro que, efetivamente, você errou. Isto aumentará sua credibilidade.
Não poupe elogios. Mas isso não significa bajulação. Em todas as pessoas sempre há coisas boas. Diga a elas como isso é importante. No fundo trata-se de um sentimento de bondade de gratidão. Por outro lado, evite as críticas. Quando for necessário, ajude os outros, a partir da porta do amor.
Aceite o diferente. Deus não cria ninguém em série e há muitas maneiras de fazer a mesma coisa. Um jardim é bonito porque existem muitas variedades de flores.
Solicite a opinião dos outros. Todos têm a sua verdade, seus pontos de vista. A opinião de muita gente costuma a melhorar a proposta original, Por isso, não tenha receio de manifestar sua opinião e aceite que ela possa ser levada em conta.
Cultive a gratuidade. As melhores coisas da vida não são pagas: a própria vida, o ar, o sol, a graça, a amizade. Faça o que puder para fazer felizes os demais. E você também será feliz.
Autor: Dom Itamar Vian. Fonte: Livro a vida merece um sentido