Os Bispos católicos do Brasil, reunidos no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, de 28 de agosto a 02 de setembro, enviaram mensagem ao povo brasileiro, afirmando que “nossas alegrias e esperanças, tristezas e angústias, são as mesmas de cada brasileira e brasileiro”. Seguem alguns trechos.
A PROMOÇÃO, o cuidado e defesa da vida, desde a concepção até o seu término natural, bem como, da família, da ecologia, e do estado democrático de direito, são compromissos vinculados à nossa missão. Todas as vezes que esses compromissos têm sido abalados, não nos furtamos de levantar nossa voz. “A Igreja é advogada da justiça e dos pobres, exatamente por não se identificar com os políticos nem com os interesses de partidos” (Bento XVI).
NOSSO PAÍS está envolvido numa complexa e sistêmica crise. Constatamos os alarmantes descuidos com a Terra, a violência explicita e crescente, potencializada pela flexibilização da posse e porte de armas. Entre outros aspectos desses tempos estão o desemprego e a falta de acesso à educação de qualidade para todos. A fome é, certamente, o mais cruel e criminoso deles, pois a alimentação é um direito inalienável.
AO COMEMORARMOS o bicentenário da Independência do Brasil, é fundamental, ter presente que somos uma nação marcada por riquezas e potencialidades, contudo, carente de um projeto de desenvolvimento humano integral e sustentável. Vítimas de uma economia que mata, celebramos as conquistas desses duzentos anos de Independência, conscientes de que condições de vida digna para todos, ainda constituem um grande desafio.
É MOTIVO de preocupação a manipulação religiosa e a disseminação de Fake News que tem o poder de desestruturar a harmonia entre pessoas, povos e culturas colocando em risco a democracia. A manipulação religiosa, protagonizada por políticos e religiosos, desvirtua os valores do Evangelho e tira o foco dos reais problemas que necessitam ser debatidos e enfrentados em nosso Brasil.
ASSIM, conclamamos, mais uma vez, toda a sociedade brasileira a participar ativa e pacificamente das eleições, escolhendo candidatos e candidatas que representem projetos comprometidos com o bem comum, a justiça social, a defesa integral da vida, da família e da Casa Comum. Que Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, interceda junto a Deus pelo povo brasileiro. (Leia a mensagem completa dos Bispos no site da CNBB).
Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]