Homenageado

Oficial do Exército vê Feira como "porto seguro e berço familiar"

O tenente-coronel Vando Azevedo Silva foi homenageado na noite pela Câmara Municipal, com o título de Cidadão Feirense e a outorga da Comenda Maria Quitéria.

Foto: Ascom/Câmara Municipal de Feira de Santana
Foto: Ascom/Câmara Municipal de Feira de Santana

Com mais de duas décadas servindo ao Exército Brasileiro e três passagens pelo 35º Batalhão de Infantaria de Feira de Santana, sendo esta última em seu cargo máximo, de comandante – sua substituição já foi publicada e ele estará se despedindo do posto nos próximos dias -, o tenente-coronel Vando Azevedo Silva foi homenageado na noite de quinta-feira (3) pela Câmara Municipal, com o título de Cidadão Feirense e a outorga da Comenda Maria Quitéria. Os projetos foram da iniciativa da vereadora Eremita Mota (PSDB).

São fortes as ligações dele com esta cidade, que considera “berço familiar”. Além dos serviços prestados ao 35º BI, seus pais Anacleto Silva e Dálvara de Azevedo Silva nasceram aqui. Em sua infância e adolescência, o oficial militar lembrou que esteve muito presente no distrito Bonfim de Feira, especialmente nos festejos juninos e Natal (ali moravam os seus avós).

Entusiasta da montaria de cavalos e do cicloturismo, integrante da Maçonaria e do Rotary Clube, o tenente-coronel Vando, que nasceu em Salvador, disse que Feira de Santana é seu “porto seguro”, e também da família. Ele compartilha as honrarias concedidas pela Câmara com seus colegas do Exército, em especial os subordinados. “São 586 homens e sete mulheres os responsáveis pela entrega de tantos serviços para este e outros 193 municípios”, reconheceu. Manifestou-se lisonjeado em receber a Comenda que leva o nome da “maior heroína” da Independência da Bahia.

Autora dos projetos de Decreto Legislativo concedendo a Cidadania Feirense e a Comenda Maria Quitéria ao tenente-coronel Vando, a vereadora Eremita Mota (PSDB), presidente da Câmara, emocionou-se em seu discurso de saudação ao homenageado, seu amigo, cuja trajetória acompanha há muitos anos. Falou sobre a importância de “fazer amizades”, o que ela garante buscar “a todo momento”.

Lembrou que, recentemente, em julho, foi diplomada “com muita honra”, Amiga do 35º Batalhão. No evento, encontrou por lá vários ex-alunos (ela é professora de formação e atuou por décadas na Rede Estadual de Ensino). No final do pronunciamento, exibiu “O Menestrel”, vídeo com um famoso texto de William Shakspeare sobre os diversos aprendizados que a vida proporciona.

As galerias da Câmara e também o plenário estavam lotados, para a sessão solene, que contou com dezenas de colegas de Exército do homenageado nas mais variadas patentes, representantes de diversas instituições a exemplo da Maçonaria, Rotary, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, entre outras. Os vereadores Luiz da Feira (Avante) e Sílvio Dias (PT) prestigiaram o evento. O prefeito Colbert Martins Filho esteve representado na cerimônia pelo seu chefe de Gabinete, Fanael Ribeiro, colega do tenente-coronel na Maçonaria.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários