Na manhã de terça-feira, o deputado federal Mário Negromonte Júnior, presidente estadual do Partido Progressista (PP), esteve em Brasília para participar de uma sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem aos 190 anos de Feira de Santana. Durante o evento, Negromonte Júnior concedeu uma entrevista exclusiva à reportagem do Acorda Cidade, na qual discutiu as atuais negociações do partido em relação às eleições municipais em Feira de Santana.
A entrevista com o deputado federal revelou detalhes interessantes sobre o posicionamento do PP em relação aos dois principais candidatos à prefeitura do município, José Neto, representante do Partido dos Trabalhadores (PT), e José Ronaldo, do União Brasil. De acordo com Negromonte Júnior, ambos os candidatos estão buscando o apoio do PP, mas os rumores sugerem que a aproximação do partido pode estar mais próxima de José Neto do que de José Ronaldo. Esta especulação pode ser embasada pelo fato de que o PP faz parte da base de apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, líder do PT. Embora essa afiliação partidária não seja determinante, ela lança um indicativo sobre a inclinação do PP em Feira de Santana.
Durante a entrevista, Mário Negromonte Júnior mencionou José Ronaldo superficialmente e se referiu a José Neto como “colega”. No entanto, a política é imprevisível, e o que realmente está se passando nas mentes dos candidatos ainda é um mistério.
Fator definidor
A situação política na cidade está em aberto, com incertezas sobre qual candidato receberá o apoio do PP. Contudo, o jovem empresário Yuri Guimarães, filho da presidente da Câmara Municipal, Eremita Mota, pode definir esse jogo e fortalecer o partido nas eleições do município. Yuri está previsto para assumir a presidência do partido em Feira de Santana no dia 7 de outubro, a partir do anúncio de uma comissão provisória. Essa nomeação será crucial para definir o caminho político do PP na cidade.
O grande movimento que será feito terá o comando e liderança do empresário Yuri. Segundo o deputado Mario Negromonte, se for observado que há espaço para uma candidatura, isso será feito, e caso não, novas composições serão feitas.
Yuri Guimarães, também possui o controle do PSDB, já que o presidente municipal do partido é Fábio Lucena, que está ligado a ele. E com isso o empresário tem o poder de influenciar nas futuras indicações de candidatos à vice-prefeito de Feira de Santana.
Atualmente, ainda não há um nome definido para o candidato à prefeito, mas as condições estão sendo criadas para isso, e um nome novo também pode ser feito, até mesmo o próprio Yuri. Porém, tudo será definido com cuidado, pois o cenário político em Feira de Santana permanece fluido e sujeito a reviravoltas nos próximos meses. As decisões moldarão o rumo das eleições municipais. (Por Iasmim Santos, jornalista do Acorda Cidade).
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram