Acorda Cidade
Neste ano, boa parte do mundo terá um natal diferente. Afinal, ainda estamos enfrentando a pandemia da Covid-19 e o isolamento social se faz necessário. A indicação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de não realizar reuniões familiares neste ano, mas sabemos que algumas pessoas vão abrir uma exceção e se encontrar.
Pensando nesses encontros, todos os cuidados são necessários para evitar o contágio pelo coronavírus. Por isso, preparamos uma lista com algumas dicas essenciais para você ficar mais seguro nas comemorações de fim de ano.
Pessoas que não moram na mesma casa
O ideal é não juntar famílias de núcleos diferentes, mas se mesmo assim não for possível é preciso ficar atento, especialmente no momento das refeições. Ao sentarmos na mesa, tiramos a máscara para comer e beber, e se houver consumo de bebidas alcoólicas, a tendência é relaxarmos um pouco mais nos cuidados.
Além disso, entre os principais cuidados estão:
Distanciamento físico de 1,5 metros a 2 metros
Uso de máscara a todo tempo
Se reunir em um local arejado
Reunir no máximo seis pessoas
E se alguém estiver com os sintomas da covid-19 ou suspeita o ideal é ela não comparecer na confraternização.
Para famílias que já moram na mesma casa, a festa de Natal pode ser realizada segundo todos os cuidados de higienização já adotados desde o início da pandemia.
Preparo da comida
O mais indicado é encomendar a ceia em algum restaurante de confiança, mas se isso não for possível, o ideal é ter todo o cuidado na cozinha. Use máscara o tempo todo e mantenha os hábitos de higiene no ambiente.
Abaixe o som
Essa dica pode parecer estranha, mas com o som mais alto tendemos a falar mais alto soltando mais gotículas de saliva. Com isso, nossa máscara fica úmida mais depressa e precisa ser trocada com maior frequência.
Quarentena antes da festa de natal
Para os riscos de contaminação serem menores, o ideal seria todos os convidados fazerem isolamento completo 14 dias antes do encontro. Porém, sabemos que o período para os primeiros sintomas aparecerem pode ser de 2 a 14 dias e a pessoa pode ser assintomática.
Por conta disso, a orientação continua sendo usar máscara, fazer o distanciamento e sempre higienizar as mãos: você pode usar água e sabão, além do álcool em gel. Para crianças e principalmente bebês, você pode contar com a linha GY da Aya Tech, empresa brasileira que desenvolveu um sabonete antisséptico sem álcool à base de plantas que não agride a pele e é eficaz contra bactérias, vírus e fungos.
A troca de presentes
Talvez essa seja uma das partes mais esperadas da ceia de natal, a troca dos presentes. A dica para antes da festa é comprar os presentes pela internet, e se não for possível, tentar ir ao comércio em horários alternativos e ficar atento a todos os cuidados.
Na hora de dar os presentes, apesar de não ser fácil, evite cumprimentos, como beijos a abraços – o distanciamento entre as pessoas é o jeito mais seguro para evitar o contágio com o coronavírus.
Contudo, sabemos que as festas de fim de ano serão diferentes em 2020, mas com cuidado e proteção é possível ter um natal em família.