O nascimento de Jesus, nosso Irmão e Salvador, prova de forma definitiva a bondade de Deus que não conhece confins e não discrimina ninguém, por isso, a festa de Natal é universal. É para todos. Para conhecer e viver o Natal leia esta mensagem do papa Francisco:
“O NATAL costuma ser sempre uma ruidosa festa; entretanto se faz necessário o silencio, para que se consiga ouvir a voz do Amor. Natal é você, quando se dispõe, todos os dias, a renascer e deixar que Deus penetre em sua alma.
O PINHEIRO de Natal é você, quando com sua força, resiste aos ventos e dificuldades da vida. Você é a decoração de Natal, quando suas virtudes são cores que enfeitam sua vida. Você é o sino de Natal, quando chama, congrega, reúne. A luz do Natal é você quando com uma vida de bondade, paciência, alegria e generosidade consegue ser luz a iluminar o caminho dos outros. Você é o anjo do Natal quando consegue entoar e cantar sua mensagem de paz, justiça e de amor.
A ESTRELA – guia do Natal é você, quando consegue levar alguém, ao encontro do Senhor. Você será os Reis Magos quando conseguir dar, de presente, o melhor de si, indistintamente a todos. A música de Natal é você, quando consegue comportar-se como verdadeiro amigo e irmão de qualquer ser humano.
O CARTÃO de Natal é você, quando a bondade está escrita no gesto de amor, de suas mãos. Você será os “votos de Feliz Natal” quando perdoar, restabelecendo de novo, a paz, mesmo a custo de seu próprio sacrifício. A ceia de Natal é você, quando sacia de pão e esperança, qualquer carente ao seu lado. Você é a noite de Natal quando consciente, humilde, longe de ruídos e de grandes celebrações, em silencio recebe o Salvador do Mundo, Jesus Cristo.
QUERIDOS irmãos e irmãs! Noite santa de Natal, contemplamos o presépio: nele, “o povo que andava nas trevas viu uma grande luz” (Is 9,1). Viram-na as pessoas simples, as pessoas dispostas a acolher o dom de Deus. Pelo contrário, não a viram os arrogantes, os soberbos, aqueles que estabelecem leis segundo os próprios critérios pessoais, aqueles que assumem atitudes de fechamento. Contemplemos o presépio e façamos este pedido à Virgem Mãe: “Ó Maria, mostrai-nos Jesus!”
Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito