Feira de Santana

Moradores do bairro Limoeiro retém ônibus em protesto por alteração em linha

Eles relatam que todos os dias chegam atrasados ao centro da cidade e aos seus locais de trabalho.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Moradores do bairro Limoeiro em Feira de Santana, realizaram uma manifestação na manhã deste sábado (20), retendo um ônibus em protesto à alteração de uma linha de ônibus. Foi retido um ônibus da empresa São João e segundo os moradores, antes existia a Linha Limoeiro, localidade de Fulô e com a pandemia, a linha ficou abrangendo Limoeiro, localidade de Fulô, distrito de Humildes e BR 101.  Eles reivindicam que a linha volte ao que era antes, pois com o trajeto maior, todos os dias chegam atrasados ao centro da cidade e aos seus locais de trabalho.

A moradora Íris da Conceição, que reside no Limoeiro há 46 anos explicou que antes o primeiro horário da linha da linha era 5h30 e depois passou a ser 6h.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Antes era Limoeiro e Fulô e hoje faz o trajeto Limoeiro, Fulô, Humildes e BR -101, quando retorna para o centro da cidade é mais de 7h e ai nós chegamos atrasados. Queremos ver com a Secretaria de Transportes o que pode ser feito, pois somos prejudicados. Se não tivermos um resultado vamos fazer um protesto maior até ter uma solução.

Uma moradora que se identificou como Joseneide, confirmou a situação e disse que aguarda que a linha fique somente com o Limoeiro e Fulô.

“Há dois anos fizemos um protesto e não teve solução. A gente passa mais de 1h para chegar em Feira de Santana.

O Acorda Cidade entrou em contato com a Secretaria Municipal e Transportes e Trânsito (SMTT) e a pasta enviou a seguinte nota:

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) esclarece que a comunidade do bairro Limoeiro é atendida pela linha 12-Humildes via Limoeiro com ônibus do tipo convencional (com maior capacidade de passageiros).

O itinerário desta linha foi ajustado pela equipe técnica da SMTT visando manter a oferta do serviço essencial à população, logo após a queda acentuada do número de passageiros registrada desde o início da pandemia da Covid. Entretanto, mais nove vans do Sistema de Transporte Público Alternativo e Complementar (STPAC) realizam diariamente o atendimento através das linhas Doutor/Fulô/Onça e Limoeiro.

Desta forma, os intervalos entre os diferentes modais de transporte público na localidade é de apenas 20 minutos nos horários de pico (maior demanda de passageiros) e de até 40 minutos no entrepico.

Portanto, a Prefeitura de Feira vem garantindo a regularidade na oferta do transporte público à comunidade, mesmo diante da grave crise pela qual o setor ainda atravessa no país.

CENÁRIO TRANSPORTE

O prefeito Colbert Filho, que também é vice-presidente de Infraestrutura da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), tem feito todos esforços para buscar soluções e alternativas no país voltadas ao financiamento do transporte público urbano.

Dados apresentados recentemente, em evento realizada pela entidade, apontam queda na demanda de passageiros em todas as faixas de renda nos últimos 20 anos. Um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) revela ainda crescimento dos custos do transporte público bem acima da inflação no mesmo período, ou seja, maiores custos e diminuição na demanda fazendo com que o setor atinja níveis preocupantes de ociosidade.

Vale lembrar também que desde 2021 o chefe do executivo municipal reivindica ao Governo do Estado a redução da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) no diesel para as empresas de ônibus urbanos que enfrentam grave crise do setor de transporte, agravada na pandemia, em 2020.

Entretanto, o Governo da Bahia elevou em março deste ano o valor da alíquota do ICMS de 18% para 19%, pesando no bolso do consumidor, além das oscilações nos preços dos combustíveis.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
9 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Robert

Será que o secretário já viu a situação das vans? Sem falar na super lotação. Poderia por micro ônibus para para suprir a necessidade dos moradores do Limoeiro pois a situação das vans são críticas e perigosa.

Jonas

Um absurdo, tudo isso o pior é que a imprensa sensacionalistas que são aqui no município, divulga a nota faz a matéria mais não cobra uma solução da secretaria responsável junto com o povo, mais usa o povo como massa de manobra, só rindo kkkkkk

Dias

Rapaz chega a ser ridículo essa nota q esse secretário solta na imprensa e muita incompetência como pode uma cidade do porte de feira de Santana está até hoje com a frota reduzida e as domingos encerrar 8 e meia só a nível de comparação Vitória da conquista hoje tem mais ônibus rodando que feira sendo q feira tem o dobro da população de conquista fora q aqui está cheio de carros velhos principalmente da empresa rosa essas desculpas secretário não cola mais e outra o diesel já abaixou viu ninguém aqui e besta não sua incompetência e a do prefeito bate recorde.

Carlos

Engraçado essa nota da SMTT, onde fala que diminuiu o número de usuários, so se foi no carro deles pq nos horário de pico os ônibus andam todos lotandos, diz que o horário é de no máximo 40 minutos parece ate piada todo mundo que mora no bairros mais afastados leva em media 2h no intervalo de um ônibus pra outro, saiu do Senai as 21:40 chegou no terminal central por volta das 22:00 só vou conseguir ônibus da linha parque Lagoa fazenda 23:40 último ônibus so chego em casa 00:20, acho isso um absurdo.

Bernardo Antonio Paulo De Jesus

Temos que tirar Colbert da prefeitura e o forasteiro dele o vice que Santa barbara jogou pra ca,onde já se viu ônibus domingo e feriado até 8.30 só na incompetência de Colbert e secretários vamos varrer a prefeitura

Alguém

Aí temos a incompetência do poder público local somada à natural falência de todo serviço socializado e/ou regulado pelo governo (sim, pois o transporte público de passageiros é em regime de concessão, logo, só é operado mediante a “bênção” do governo).

E, para “melhorar” ainda mais, os passageiros, que dizem que se atrasam todos os dias, resolveram atrasar os outros ao segurar o ônibus.

Não dar para Acreditar

O secretário de trasporte e os fiscais do terminal são uns come e dorme infelizmente o trasporte público de Feira de Santana e uma vergonha a pandemia acabou e eles continuam agindo como se estivesse ainda na pandemia os horários de encerramento dos ônibus sábado domingo e feriado tem que voltar ao que era antes 23:30 pois estão encerrando as 20:30 isso e um absurdo para uma cidade do porte de Feira de Santana sem falar que os finais de semana eles reduzem todas as linhas, lugares que tem três carros eles deixam um e ainda sendo um micro, prefeito de feira de Santana e secretaria de transporte cartão vermelho para vcs.

Klaidson Barreto

Esse secretario pelo que vi tá fazendo propaganda para o ex Presidente Bolsonaro

Dias

Pense em um secretário incopetente a pandemia acabou e nunca se resolve isso