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A avaliação dada pelos clientes após a compra de um produto ou serviço é um medidor importante em relação à qualidade da entrega dentro dos padrões esperados pelos consumidores. Uma boa avaliação online, seja de empresas voltadas para o comércio eletrônico ou focadas em lojas físicas, pode fazer toda a diferença, além de ajuda a medir quais os pontos que precisam ser melhorados.
De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Yourviews by Hi Plataform, alguns setores se saíram melhor em agradar seu público. O levantamento, intitulado Estudo de satisfação do E-consumidor 2019, analisou as avaliações de 760 e-commerces que fazem parte do mercado brasileiro, e mostrou que os consumidores estão mais satisfeitos com os setores de moda, calçados, cosméticos e eletrônicos. Foram analisados os dados obtidos entre janeiro e dezembro de 2019, considerando 69 segmentos. A avaliação levou em conta os comentários dos clientes em relação à qualidade durante a jornada de compra.
É possível notar que o setor ainda mantém certa estabilidade em 2020, apesar da pandemia causada pelo novo coronavírus e da queda apresentada pelo segmento no começo da quarenta. A compra de produtos pela internet apresentou um crescimento de 81% em abril quando comparado ao mesmo período de 2019, de acordo com uma pesquisa da Compre & Confie, com uma maior procura de produtos com utilidade para o momento de isolamento. Assim, setores como o de comercialização de roupas e sapatos precisaram se adaptar para conseguir manter o faturamento enquanto as medidas contra o coronavírus seguem em vigência.
Além da busca por itens mais confortáveis para atender ao aumento do tempo em casa, datas comemorativas, como o Dia dos Namorados, também influenciam a busca por produtos do setor de moda. Pijama feminino e masculino, itens de cozinha, equipamentos de ginástica e outros produtos para melhorar a qualidade de vida em casa foram os mais procurados como opções de presentes. Itens antes considerados tão íntimos e pessoais passaram a ganhar o título de “indispensáveis”, já que seu uso ganhou ainda mais sentido durante o período de quarentena.
Marcas de loungewear e lingerie já têm registrado crescimento nas vendas. De acordo com a marca Hope, marca do segmento de roupas íntimas, as vendas da empresa registraram um aumento de 400% durante o isolamento. Na semana de 30 de maio a 5 de junho, o termo “beleza” foi buscado 85% a mais na ferramenta de pesquisas Google do que em relação ao começo de janeiro. Outro termo que cresceu foi “moda” com um aumento de 28% nas buscas.