A renda está cada vez mais em alta tanto nas ruas como nas passarelas. Nos desfiles de inverno 2012, marcas nacionais e internacionais mostraram ótimas propostas para adaptar essse tipo de transparência às produções do dia a dia. No Brasil, Alexandre Herchcovitch, Huis Clos e Sacada propuseram o material em detalhes ou no look inteiro. Dolce & Gabbana e Valentino integram o time de grifes internacionais que também apresentaram a renda como item forte da estação. No desfile da marca de Domenico Dolce e Stefano Gabanna, aliás, quase todos os looks traziam o material de alguma maneira.
Nos dias atuais, as peças rendadas se tornaram mais fáceis de combinar e definitivamente não estão mais restritas a looks de festa. “A renda deixou de ser um tecido nobre e se tornou mais democrática, como ponto de contraste”, diz Gloria Kalil. Com isso, a mistura de tecidos é bem-vinda e pode ser feita tanto com itens esportivos, como parkas e moletom, até os mais pesados, como jeans e couro. “São combinações difíceis de errar”, confirma Gloria. Outra vantagem é que o efeito rendado hoje pode ser obtido não só em uma diversidade de tecidos mas também em materiais recortados a laser, como neoprene e camurça.
Só tome cuidado com excesso de transparência no caso de looks inteiros. Nos pés, valem botas, sapatilhas e escarpins. As informações são do site Chic.