Acorda Cidade
Saias e vestidos são escolhas certeiras para qualquer ocasião especial – casamento, formatura, Natal, Réveillon. Mas na hora de usá-los sempre bate aquela dúvida sobre qual sapato escolher para arrematar o look. De olho nisso, a Marie Claire espanhola consultou os especialistas da Made in Me, marca de sapatos personalizados, para esclarecer essa dúvida fundamental que vai te ajudar a sair de casa com a certeza de que escolheu certo.
LONGOS
– Modelos compridos combinam melhor com saltos médios, altos ou altíssimos.
– Vale ainda tentar lançar mão de um par de botas com cores fortes para criar um contraste interessante.
– Com rasteiras, eles ganham um toque boho imediato, perfeito para o verão. Mas atenção: você pode projetar uma imagem muito despojada dependendo da situação.
MIDI
– Elas combinam com todos os tipos de sapato, que variam de acordo com a estatura de quem for vesti-las.
– As baixinhas podem apostar em sapatos de salto alto e, se possível, de bico fino para alongar a silhueta.
– As mais altas podem arriscar rasteirinhas, que contribuem ainda para deixar o look mais confortável. Mulheres de pernas mais longas podem ainda arriscar e investir em botas de saltos médio ou alto. Apesar de cobrir ainda mais a perna, a altura compensa.
MINI
– Apesar das exceções, os especialistas não recomendam o uso de saltos muito altos ou plataformas com esse modelo de saia. Segundo eles, o resultado pode ser sexy demais e nada prático.
– Outra opção? Sapatilhas! Elas nunca saem de moda e são perfeitas para imprimir um toque romântico. A sua delicadeza equilibra perfeitamente o apelo mais sensual das peças curtas.
– O kitten heel ou salto gatinho, que não passa de 4,5 cm, é uma alternativa prática e funcional perfeita para quem busca um estilo mais retro, à la Audrey Hepburn.
– Aqui, vale também investir nas famosas botas over the knee (acima do joelho), que alongam no ato.
ESTILO LÁPIS
– Combine sempre com saltos, que deixam a silhueta mais esguia e ainda constroem uma imagem mais profissional, chique e moderna.
– Não é fã de saltos? Faça como Brigitte Bardot e aposte nas sapatilhas e conquiste um visual mais confortável e fora do comum. Mas lembre-se: se o comprimento for midi, a ausência do salto pode achatar a silhueta.
– Sandálias trançadas acrescentam um pouco mais de informação às peças de corte reto, minimalistas.
Fonte: Marie Claire