O Desfile de Tranças Afros, evento que celebra a beleza negra através dos penteados, foi realizado na tarde desta quarta-feira (20), em Feira de Santana. O evento de trancistas ocorreu no Dia da Consciência Negra. É a primeira vez que a data é celebrada como feriado nacional.
A trancista Andrea Black, idealizadora do evento, contou em entrevista ao Acorda Cidade que reunir um coletivo de trancistas foi uma das melhores ideias que já teve. Ao todo, 23 modelos e diversas trancistas participaram do evento.
“Viemos mostrar a nossa arte, porque na verdade eu não digo que é só trança. Fazemos arte. Fazer este desfile no Dia da Consciência Negra é muito forte. Hoje é um dia maravilhoso, é um dia que nos deixa mais fortes do que já somos. Temos pela frente 365 dias de resistência. O bom é que agora, sendo feriado nacional, podemos promover mais coisas que antes não conseguíamos mostrar por não ser feriado”, disse Black.
A passarela, improvisada no Parque da Lagoa, foi o palco para um desfile de muita beleza e representatividade. A jovem Hosana Amorim, uma das modelos do evento, contou que foi a primeira vez que participou de um desfile de moda.
“Simplesmente amei, estou apaixonada, mesmo não tendo premiação. A premiação já somos nós. Esta é uma oportunidade de poder nos reunir e nos fazer mais fortes a cada dia. Já estou contando os minutos para o próximo ano, já quero de novo”, disse Hosana.
A trancista Adriana Serra, conhecida popularmente como Dil Trancista, foi ao evento acompanhada de outras quatro modelos. Ao Acorda Cidade, ela falou sobre a admiração que tem pela prima, Andrea Black.
“Ela é nossa inspiração. De todas nós trancistas. Eu aprendi muito com ela, uma mulher maravilhosa, uma boa profissional. Essa é uma oportunidade para divulgar uma cultura muito bonita que não pode ser esquecida”, disse Dil Trancista.
Rebeca Sousa foi outra estreante na passarela. Ela contou que foi acompanhada de muitos familiares ao evento. Da plateia, torcendo por ela estavam o marido, o filho, a sogra, uma amiga e a inseparável cunhada, que é a trancista particular da jovem.
“Na minha opinião, o desfile foi muito legal. É a primeira vez que eu venho e foi uma experiência top. Espero que no próximo ano eu esteja aqui de novo, sendo modelo oficial de Dil Trancista”, concluiu Rebeca.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão da jornalista Andrea Trindade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram