Acorda Cidade
Quer que seu cabelo cresça mais forte? O óleo de rícino pode ser um aliado. A composição do produto, que é extraído da planta da mamona, tem parcelas de ômega 9 e 6, além de sais minerais e vitamina E. Os benefícios dessas propriedades para os cabelos vão desde a hidratação dos fios até o combate à caspa.
O portal Minha Vida conversou com dermatologistas e preparou uma lista de situações em que você deve usar o óleo de rícino no cabelo. Confira:
1- Xô oleosidade excessiva: o óleo ajuda na limpeza do couro cabeludo, principalmente quando há bactérias e fungos atuando na produção excessiva de oleosidade pelas glândulas sebáceas da região.
2- Restaurar os fios e ajudar no crescimento: a presença dos ômega 6 e 9 dão mais volume aos fios, pois o ácido graxo estimula o couro cabeludo e os folículos pilosos (local onde os cabelos nascem), fortalecendo assim as madeixas.
Além disso, os nutrientes do óleo ajudam a melhorar o aspecto do cabelo, pois ele sela as cutículas e impede que os cabelos fiquem com aparência ressecada e com frizz.
3- Hidrata os fios: a presença dos ômega 6 e 9 também hidrata os fios e ajudam a formar uma película que impede a perda de água.
4- Acabe com a queda: em casos de queda de cabelo por eflúvio telógeno (quando os fios caem antes do período que deveriam), o óleo de rícino pode ajudar a combater o problema. O óleo estimula que os fios voltem a fase anágena, ou seja, de crescimento.
5- Combate à caspa: o óleo de rícino tem propriedades antifúnficas, que limpam o couro cabeludo e ajudam a combater a caspa. O óleo também evita o ressecamento e previne a descamação do couro cabeludo.
Fonte: Redação iBahia