Quem faz tatuagem, principalmente durante o verão, precisa ter disciplina para manter o desenho bonito, sem falhas. Por isso, algumas dicas são essenciais para cuidar da “tattoo” nesta estação do ano. Confira:
Para os recém tatuados, o tatuador Daniel Fuchs, do Rio de Janeiro, indica que seja evitado tomar sol diretamente na área tatuada pelo menos três dias após o desenho estar completo. Além disso, sauna e banhos de mar ou piscina são proibidos até a casquinha da cicatrização ir embora. Outra dica para quem acabou de fazer tatuagem é esfregar a toalha molhada no local após o banho. Um mês após a tatuagem ter sido feita, é permitido curtir praia ou piscina e o próprio sol sem maiores neuras.
Após a cicatrização o ideal é usar um bloqueador solar fator 50. Nesse caso, tatuadores recomendam protetores específicos para peles sensíveis e uso de hidratante no local tatuado.
Se for à praia, o cuidado tem que ser ainda maior. Não é só o sal que pode interferir no desenho, mas também a poluição. A tatuadora do Rio de Janeiro Camila Saraiva lembra que “a tatuagem no período de cicatrização não deixa de ser uma ferida que, em contato com impurezas, pode vir a infeccionar".
Na piscina, as tatuagens coloridas precisam de mais cuidados pois podem desbotar mais rápido do que as pretas. Nesse caso, o protetor solar também protege. O importante é aplicar o filtro até meia hora antes da exposição e reaplicar a cada duas horas, além de sempre sair da água.